Otimizações para desmonte de rochas

O desmonte de rocha é o procedimento mais comum no que diz respeito à explosão de rochas. Esse procedimento é aplicado quando há a intenção de, por exemplo, executar fundações ou criar uma passagem para tubulações. Também é conhecido como desmonte de bancadas.

Como funciona o desmonte de rocha?

Os recursos utilizados para a realização do processo de desmonte de bancadas são conhecidos como explosivos, que se destacam pelo seu modo de funcionamento capaz de ter transformações químicas bruscas, sendo a partir disso que se caracteriza muito eficiente ao explodir rochas.

Para evitar fragmentos de rocha “voando” pelo ar, os desmontes de bancadas, que são realizados em construções civis, acabam sendo feitos cobertos por terra. Além do uso de explosivos, com o avanço da tecnologia, vem sendo permitido cada vez mais aperfeiçoar o processo de desmonte, de forma que uma das opções disponíveis, hoje, é o sistema eletrônico de detonação.

O uso desse dispositivo em uma mineração traz resultados bastante positivos, com benefícios, como praticidade, precisão e segurança, não apenas aprimorando, como também modernizando o campo das atividades mineradoras, como é o caso da explosão de rochas. O Departamento

Nacional de Produção Mineral, que é o órgão responsável por fiscalizar as atividades mineradoras e garantir que estas sejam realizadas com toda a segurança e cumprimento da legislação vigente, consequentemente também se responsabilizou por emitir as normas que regulamentam os desmontes de rochas. Entre as normas determinadas por tal órgão, estão:

  • As recomendações do fabricante devem ser devidamente observadas ao efetuar operações que envolvam explosivos;
  • Os veículos que transportam explosivos devem estar devidamente protegidos de explosões, além de terem regulamentação de outro órgão, o Ministério da Defesa;
  • Os horários de detonação, extensão da área que virá a ser evacuada, sinalização e critérios de acionamento do alarme devem ser bem definidos;
  • As medidas que serão adotadas, em caso de eventualidades, também deverão ser estabelecidas;
  • Um técnico registrado, pelas conformidades da lei deve ser responsável pela supervisão e execução de importantes etapas da obra, como o plano de fogo;
  • O Ministério da Defesa também deve regulamentar os locais de armazenagem, de modo geral, para garantir que são locais adequados para a prevenção de riscos.

Equipamentos usados durante o desmonte de rochas

As atividades mineradoras costumam trabalhar com enormes equipamentos industriais, como é o caso dos tratores, largamente utilizados nesse tipo de obra.

Esse tipo de equipamento se destaca pela sua alta capacidade, com um desempenho que envolve grandes potências e, muita eficiência e flexibilidade nas operações em que ele pode vir a ser utilizado.

Existem diversos modelos do mesmo equipamento disponíveis no mercado, devendo ser escolhidos de acordo com a utilização que ele terá, pois é isso que determina qual modelo é mais apropriado, já que todos são altamente eficazes e preparados para cumprir as funções predestinadas.

Consultar um dos fabricantes de equipamentos industriais é o ideal para sanar todas as dúvidas relacionadas à escolha de um equipamento.

Uma empresa especializada, com certeza, pode oferecer as melhores orientações para que se possa adquirir o modelo mais adequado, que desempenhará a sua função com qualidade, segurança e eficiência.

Esse tipo de empresa costuma ser bastante procurada, pois oferecer aos clientes as melhores soluções, no que diz respeito à automação industrial.

A escolha pela empresa deve ser feita baseando-se na competência em que esta desenvolve esse tipo de projeto, que exige tanta cautela.

Por isso, é necessário escolher uma empresa que siga, à risca, todas as normas de regulamentação que lhe são impostas – para garantir o oferecimento do melhor para a execução de diversas operações.

Além de ser importante para uma empresa, com esse tipo de especialidade, realizar desde o projeto até a manutenção. Adquirir um trator, portanto, pode sair bem caro.

Apesar desse tipo de máquina oferecer muita praticidade e diversos benefícios para várias atividades, como as da área mineradora, por exemplo, não é sempre que um orçamento dá conta dos altíssimos custos de comprar esse tipo de equipamento.

No entanto, isso não deve ser um impedimento para o bom funcionamento das operações.

Nesse sentido, o aluguel de trator surge como uma solução bastante econômica e permite a utilização da máquina, juntamente ao aproveitamento de todas as vantagens oferecidas por ela, sem precisar fazer uma compra que talvez pudesse não caber nos orçamentos de obras, já que elas costumam enfrentar altos custos por si só.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *