Itens básicos para uma grande obra

Uma grande obra conta com diversos procedimentos para a sua execução, desde o seu planejamento até os reparos finais e consequentemente, são necessários diversos materiais e equipamentos, como o ferro para construção.

É interessante observar o uso do ferro nesta área, pois está relacionado com diversos processos, inclusive a fabricação do aço.

A indústria siderúrgica é o setor responsável por transformar o minério de ferro em aço, de uma forma que possa ser aplicado comercialmente.

São diferentes processos aplicados e os aços acabam se distinguindo entre si principalmente pela uniformidade dos grãos, composição química, tamanho e forma.

No entanto, de forma geral, apresentam as seguintes características:

  • Resistência à flexão;
  • Versatilidade;
  • Leveza;
  • Resistência à compressão.

Além disso, ainda pode ser estriado, forjado, estampado e laminado por se tratar de um material homogêneo. Por essa razão, se pode dizer que o uso do ferro e aço é muito amplo.

O ferro é amplamente usado não apenas na produção do aço, como também para itens como barras de ferro, janelas e portas, enquanto o aço, comumente é encontrado em estruturas de edificações.

O uso de containers em obras

Para as obras também há procura de container usado preço, principalmente pela versatilidade que esse item apresenta.

Normalmente, para garantir um andamento adequado no canteiro de obras, são adotadas soluções fixas ou móveis e no caso de obras com um prazo mais curto, o mais indicado é recorrer a alternativas móveis, como o container.

Comumente é um item empregado para a parte administrativa da obra ou como alojamento, banheiros e vestiários.

No entanto, alguns cuidados são necessários para a aplicação, principalmente no caso de containers usados e locados, como o isolamento térmico, elétrico e um laudo técnico, especialmente para itens que já foram usados para o transporte de cargas.

O laudo é indispensável para atestar a falta de riscos físicos, biológicos e químicos.

Além dessa opção, também é interessante citar que hoje em dia os containers podem ser aplicados como elementos arquitetônicos, sendo uma importante solução sustentável nas obras, principalmente como estrutura modular por se tratar de um material superdimensionado.

Neste caso, também são necessários alguns cuidados além do laudo técnico já citado, como processos de tratamento e recuperação, que podem envolver métodos de funilaria, limpeza, pintura, serralheria e acabamentos. Tudo dependerá do tipo de projeto e da obra a ser executada.

Para o que serve cortes e furos em concreto?

Serviços como cortes e furos em concreto são amplamente requisitados quando existe a exigência de algum tipo de ampliação ou reparos nas obras.

Em especial, em locais onde é visada a preservação da estruturada e ruídos e/ou vibrações não são permitidas.

O corte efetuado muitas vezes é uma alternativa à demolição controlada, sendo ideal para preservar a estrutura ou adequá-la.

No caso o furo, muitas vezes é visado para a criação de passagem de tubulação por pilares, vigas e lajes. É ideal principalmente para situações em que não foram concluídos projetos de tubulação elétrica e hidráulica.

Diferentes fatores devem ser levados em consideração para a realização desses serviços, como a resistência do concreto, uma vez que de acordo com a resistência, os equipamentos empregados podem apresentar determinadas especificações para obter resultados mais satisfatórios.

Para a execução, ferramentas distintas também podem ser empregadas, para o corte, as mais utilizadas são o fio de diamante e o disco de diamante.

Normalmente, o fio de diamante é aplicado em casos em que a profundidade do corte no concreto ultrapassa 68 cm de profundidade, pois diferentemente do disco, o fio não tem restrição para atingir grandes profundidades.

Já para os furos, comumente são aplicados equipamentos com motores hidráulicos, elétricos ou com ar comprimido.

Um exemplo de equipamento aplicado em alguns casos, é a perfuratriz, que é ideal para perfurações em rochas ou solos. Além de atender a produção de furos, também pode ser usada para a constituição de poços.

Assim como outros elementos apresentados ao longo do texto, também há diversidade entre os tipos de perfuratriz disponibilizados no mercado, como a de pequeno, médio e grande porte.

Em todos os casos, é fundamental conhecer corretamente as especificações de cada serviço a ser realizado, para que o equipamento ideal seja aplicado e se possa obter bons resultados na obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *