Um pouco mais sobre a estrutura de uma residência

Erguer a estrutura de uma residência é algo complexo, sem sombra de dúvidas. Porém, nem todas as pessoas imaginam que há outra etapa da obra que é considerada difícil e que, assim, merece atenção: o acabamento.

O motivo por trás disso é que ele envolve a realização de tarefas muito delicadas, que, assim, demandam precisão e dedicação dos profissionais responsáveis por elas.

A boa notícia é que, por mais complexa que essa fase seja, nada impede que, quando ela for concluída, o resultado seja nada menos do que excelente: basta adotar as boas práticas que costumam ser recomendadas pelos profissionais da área.

Aprenda mais a respeito disso e confira algumas dicas para melhorar o acabamento da sua obra a seguir:

Escolha o piso com cuidado

Há quem escolha o piso de sua residência ou estabelecimento comercial tendo apenas a estética em consideração. Isso, entretanto, não é o correto, já que também devem ser levados em conta aspectos como:

  • Durabilidade;

  • Isolamento térmico;

  • Isolamento acústico;

  • O nível de trânsito de pessoas e objetos suportado.

No caso de residências, o piso de madeira costuma ser o mais indicado. O motivo por trás disso é que, além de bonito, ele costuma atender a todos os requisitos acima. Deste modo, por mais que ele seja caro, o investimento costuma valer a pena.

No caso das áreas externas, esse material também pode ser utilizado: basta investir no deck de madeira. Seu diferencial reside no fato de que suas tábuas são tratadas para resistir tanto à presença de água (esse piso costuma ser usado em áreas com piscina) quanto à incidência direta da luz do sol.

Isso, contudo, tem seu valor: o deck de madeira preço pode ser bastante elevado. Porém, sua qualidade e durabilidade fazem com que o custo seja justo.

Caso você ainda assim não possa arcar com ele, basta optar por modelos mais em conta, como o modular, ou mesmo por aqueles feitos em matérias-primas alternativas, como a cerâmica.

As esquadrias merecem atenção

Outro item de construções que não costuma receber tanta atenção quanto deveria são as esquadrias – ou seja, as portas e as janelas.

Por mais que a escolha costume ser feita com base em estética e preferências pessoais, é preciso considerar que cada material tem suas particularidades, que, por sua vez, influenciam significativamente o resultado final, e, consequentemente, a qualidade da construção de modo geral.

Um ótimo exemplo disso é o batente de madeira, que é uma opção bastante popular no meio de reformas e construções.

Por mais que ele seja bonito e resistente, é preciso considerar que esse material não reage bem à umidade, que tende a degradá-lo de modo muito mais intenso.

Assim, locais suscetíveis a infiltrações, como os andares mais altos de edifícios, devem receber estruturas metálicas, que não têm nenhum problema com isso.

Tenha cuidado redobrado com o telhado

Ao contrário da crença popular, o telhado pode ser uma das fases mais caras e complexas de uma construção. O motivo por trás disso é o fato de que ele exige a presença de uma estrutura que sustente as telhas, que, por sua vez, deve estar presente em todo o imóvel.

Deste modo, para evitar problemas, recomenda-se ter cuidado redobrado com essa estrutura. As tábuas usadas para sustentar as telhas, por exemplo, devem ser compradas junto a uma madeireira de confiança, que trabalhe apenas com produtos de qualidade.

Além disso, as próprias telhas devem ser escolhidas com cuidado, levando em conta não apenas a estética, como, também, as características do imóvel e até mesmo o clima local (ventos e chuvas intensos, por exemplo, pedem telhas mais robustas e resistentes).

Considere coberturas para as áreas externas

Por último, mas não menos importante, caso o seu imóvel tenha alguma área aberta, é interessante tomar alguma medida no sentido de garantir que ela possa ser usada faça chuva ou faça sol.

Isso, por sua vez, é muito simples: basta investir em uma cobertura, de preferência retrátil, que proteja os usuários do local em situações de chuva intensa ou sol forte.

Vale ressaltar que essas estruturas também podem ser de grande ajuda em muitos outros cômodos da casa.

Uma cobertura metálica para garagem, por exemplo, pode não apenas dar um toque moderno ao ambiente, como, também, proteger o veículo do tempo, fazendo com que a durabilidade da lataria se prolongue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *