Entenda alguns processos de construção que você não conhecia

A indústria da construção vem, não apenas crescendo, mas também se modificando e sofrendo inovações a cada dia. Muitos processos contam com tecnologias avançadas e variadas metodologias de fabricação.

Conheça alguns desses processos

As etapas desses processos vêm sofrendo redução no tempo de duração, garantindo mais segurança a trabalhadores e trazendo resultados mais duráveis e de qualidade.

No entanto, enquanto isso não se trata de uma novidade, há diversos processos de construção que são pouco conhecidos ou sequer imaginados.

Por trás da simplicidade enxergada, há sempre uma série de projetos, métodos e práticas que garantem uma construção segura e de qualidade.

Entenda, por meio do artigo a seguir, o funcionamento de alguns processos de construção que provavelmente você desconhecia.

1. Metrologia e calibração

Tanto a metrologia quanto a calibração são processos realizados por uma empresa de calibração.

A metrologia consiste no estudo das grandezas ligadas à medição e às práticas de medição.

Enquanto a calibração consiste na realização de práticas que tenham como função permitir correspondência de uma determinada grandeza física e a leitura exposta no instrumento de medição da respectiva grandeza, como uma balança, por exemplo.

A metrologia pode ser:

  • Científica – de forma a contemplar os padrões internacionais;
  • Industrial – para garantir a produtividade, a qualidade e a segurança na produção em uma indústria;
  • Legal – a fim de atender as demandas legislativas de medição.

A calibração, realizada por meio de um calibrador, é feita a partir de parâmetros estabelecidos e observados pela metrologia.

São processos muito importantes para que você consiga saber a quantidade de alimento que está comprando, a quantidade de substâncias em um remédio, para que possa cozinhar com medidas corretas, para que se pese e para que a indústria produza aquilo que você consome e utiliza.

2. Impermeabilização de piscinas

Raramente nos passa pela cabeça que piscinas, em geral associadas a lazer, bem-estar e conforto, exigem uma série de processos que garantam a segurança dos usuários e a integridade da estrutura que a contém de forma a reduzir a necessidade de manutenções corretivas.

Um dos processos necessários para se atender a essas demandas, consiste em impermeabilizar piscina de concreto.

A piscina de concreto armado é uma opção oferecida pelo mercado, bastante adotada pelo fato de garantir requinte, de ser de fácil construção e de ser uma medida economicamente mais viável.

Nesse caso, uma medida necessária para que se evite transtornos como infiltrações, mofos, proliferação de bactérias e fungos, e para a preservação dos canos e tubos alocados sob a estrutura de concreto.

Trata-se da impermeabilização tanto da fundação (cavidade que recebe os tubos e o concreto) quanto do tanque, que pode ser realizada por meio da aplicação de produtos químicos.

Vale lembrar que cada tipo de piscina exige o uso de um tipo específico de produto impermeabilizante. Não deixe de consultar quais são adequados às piscinas em concreto.

3. Recuperação estrutural

O aparecimento de rachaduras, trincas ou danos por processos de corrosão em concreto é comum em fachadas ou áreas internas de obras.

Sua recuperação estrutural é a alternativa mais econômica e mais sustentável, uma vez que não exige reconstrução.

Ao contrário do que se pode pensar, ela não pode ser feita somente a partir da cobertura das danificações com outros elementos.

É necessário que se faça uma avaliação da estrutura por um profissional qualificado, que se detecte a causa do dano e então se solucione o problema. Isso pode ser feito:

  • Pela aplicação de produtos que inibam a corrosão;
  • Injeção de resinas;
  • Recomposição geométrica do elemento ou peça danificados,
  • Instalação de protensão externa;
  • Ampliação de elementos que contribuem para aumento da capacidade de suporte de peso, como pilares ou vigas;
  • Colagem de chapas em aço para reforço estrutural;
  • Impermeabilização da estrutura para evitar transtornos causados por intempéries climáticas, entre outras opções.

Tudo que usamos, passa por diversos processos

Aquilo a que você em acesso em seu dia a dia passa por inúmeras etapas em processos de construção que talvez você não faça ideia, por mais simples que a realidade possa parecer.

Esses foram alguns dos vários processos existentes. Se você tem algum problema ou acredita saber de um transtorno incorrigível, muito possivelmente já existe a solução.

Não deixe de pesquisar, consultar preços, averiguar a adequação dos métodos aplicados e avaliar a qualidade dos profissionais contratados para a realização do serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *