Entenda a importância do Auto Vistoria do Corpo de Bombeiros

Conhecer sobre o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro) é preciso, saber sua real importância pode ser difícil, mas entender tudo o que envolve esse auto e como ele funciona para garantir um sistema de proteção eficaz para qualquer lugar é essencial.

O corpo de bombeiros tem muito trabalho para formular certas normas de segurança que devem ser seguidas a risca, não só para conseguir o auto mas também para garantir a integridade de todos aqueles que irão circular por aquela área.

Continue com a sua leitura deste artigo e compreenda a importância do AVCB e todos os seus aspectos.

Validade do auto

A primeira questão que vale ressaltar sobre esse assunto é a validade desse auto.

Poucas pessoas entendem que uma estrutura precisa de muito mais do que sustentação física para manter sua segurança. Existem muitos outros fatores, incluindo fatores externos, que podem prejudicar a estrutura.

Justamente por este motivo, a renovação de avcb deve sempre ser priorizada para que, em primeiro lugar, não tenha problemas e riscos para as pessoas e a estrutura além de, em segundo lugar, não ter problemas legais.

O AVCB tem, normalmente, a validade de 1 a 5 anos dependendo do que os bombeiros determinem como data de validade das normas, de acordo com o local e a atividade exercida.

Sendo assim, é sempre importante prestar atenção em todos os quesitos do auto e procurar entender e atender todas as exigências feitas pelo corpo de bombeiros

Vale frisar que também é recomendada a existência de uma brigada de incendio treinada para auxiliar no controle em casos emergenciais.

Essa atenção também deve ser voltada para certos equipamentos. Um ótimo exemplo disso são os extintores, que possuem prazos de validade e devem ser recompostos sempre na data prevista.

No próprio laudo será averiguado qual tipo de extintor deverá ser utilizado no lugar para que o combate a algum possível foco de incêndio seja feito de forma precisa.

Como dito, existem vários tipos de extintores, sendo que cada um é direcionado para um determinado lugar dependendo dos equipamentos e produtos que existem na estrutura.

Além da validade do extintor e a data de sua manutenção, o laudo também determina o cuidado com equipamentos, como:

  • Transformadores de energia;

  • Detectores de incêndio;

  • Alarmes;

  • Mangueiras de água.

Projetando o AVCB

Muitas empresas ou locais com estruturas complexas optam por executar um projeto avcb que conte com uma lógica estrutural de aplicação rápida e efetiva.

Isso é muito eficiente pois garante que o lugar esteja dentro de todas as normas em pouco tempo.

O mais importante nesse sentido é tentar se atentar às regras do avcb logo na construção inicial da estrutura, tornando mais fácil a execução do projeto posteriormente. Vamos entender um pouco como funciona esse fluxo de criação e aplicação do projeto.

1. Projeto estrutural

Essa etapa consiste no mapeamento de toda a estrutura que será construída, por meio de desenhos (mapas e plantas) para que possa ser interpretada de uma forma mais dinâmica pela equipe de bombeiros.

Basicamente esse projeto irá mostrar em quais locais deverão ser colocadas as saídas de emergência de forma que sejam mais efetivas, assim como as sinalizações, extintores, mangueiras e etc.

2. Visita técnica

Esse é um passo executado em duas etapas, a primeira é durante a elaboração do projeto estrutural, para que se tenha uma noção de como o terreno irá suportar o projeto e avaliar se não corre risco de desabamentos ou ainda se existe risco da estrutura natural do lugar não suportar algum quesito do empreendimento.

Após essa primeira etapa, com o empreendimento contando com a estrutura projetada, é desenhado um esquema de segurança de acordo com as normas necessárias e passada para a equipe que irá executar a obra.

A segunda visita é realizada após a implementação dos protocolos estabelecidos e da obra já finalizada.

Nessa vistoria os bombeiros irão avaliar se a aplicação do projeto apresentado após a primeira visita foi feita de forma satisfatória e se o local está seguro.

Implementando algumas mudanças

Os bombeiros normalmente solicitam algumas mudanças, indo desde pequenos detalhes até grandes modificações.

Uma das mais recorrentes é a implementação de redes de proteção para operários, trazendo segurança não só na estrutura depois de pronta mas também durante sua construção.

A importância de se atentar em todos esses quesitos é extremamente alta, principalmente para empreendimentos. Isso porque o risco financeiro é muito grande em estruturas não seguras, sem dizer que existe risco constante de algum acidente.

Nesse sentido, algumas mudanças simples, como a implementação de redes de proteção podem evitar desastres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *