Confira mais detalhes sobre os elevadores disponíveis no mercado

Atualmente, o elevador  não é apenas um meio de locomoção, mas um importante item de coração do prédio. Prova disso são os cada vez mais variados tipos de elevadores, contando com diferentes materiais e designs.

A estética dos elevadores

Um exemplo de elevador que ganhou popularidade exponencialmente é o panorâmico. Muito moderno, o elevador não possui as paredes de metal, mas de vidro.

É possível utilizar o vidro em 180º ou em 360º das paredes do elevador, permitindo a visão completa ou parcial dos usuários.

O resultado desses elevadores é uma aparência mais moderna e sofisticada, mas as vantagens não param por aí.

O número de pessoas com claustrofobia, medo de lugares fechados, é alto e elas se sentem muito mais confortáveis dentro desse modelo específico.

Há quem escolha o vidro que proporcione visão de 180º, para que as pessoas com medo de altura possam ficar de costas para as paredes de vidro.

Embelezamento de elevadores é uma reforma simples com efeito visual poderoso. É possível, através desse serviço, aumentar a qualidade do elevador e mesmo o tornar mais durável.

Uma das ações escolhidas pode ser trocar as portas do elevador pelo aço inox, material mais resistente, durável, fácil de limpar e bonito.

Assim como é possível escolher diferentes puxadores e modelos de portas para os corredores do prédio.

Dentro do elevador, pode-se realizar a escovação do aço inox, cujo objetivo é remover os riscos superficiais do material e devolver seu brilho.

Ainda se pode optar por acrescentar espelhos no teto ou nas paredes ou colocar revestimentos no chão.

O revestimento que imita madeira é um dos mais comuns do mercado.

Ultimamente, utilizar o granito ou o mármore em elevadores se popularizou.

Algumas pessoas consideram os elevadores metálicos simples demais, é preciso espelhos, madeiras, pedras decorativas.

Há, inclusive, quem misture esses três elementos: a parede do fundo revestida por vidro, as demais por granito e o chão de madeira.

Outro item que começa a entrar em jogo são as luzes do elevador.

Por que não usar lâmpadas diferenciadas? Além de mais bonitas e versáteis, as lâmpadas de LED gastam menos energia.

Outra tática interessante é a modernização de elevador elétrico, que pode incluir um painel digital com tecnologia “touch screen” (toque a tela).

Elevadores com aparência antiga podem acabar passando menos segurança aos seus usuários e prejudicar o tema decorativo geral do ambiente.

A ausência de telas indicando os andares, desses painéis digitais ou mesmo de luzes indicando quais botões foram acionados, diminui muito a qualidade de experiência do usuário.

Nesses casos, é fácil desembarcar no andar errado.

Além disso, os painéis antigos, que contam com botões, apresentam problemas e necessitam de serviços de Conserto de elevadores com muito mais frequência.

Cuidados a se tomar

Deixando a estética de lado, é possível falar de outras vantagens e cuidados. Ao adquirir um elevador, certifique-se de que ele possui as características de acessibilidade necessárias.

Por exemplo, para que um elevador seja seguro para pessoas com deficiência que utilizam cadeiras de roda, os corrimões são necessários.

Um detalhe importante sobre os corrimões é a exigência de que sejam de cor diferente da cor das paredes do elevador. Além disso, o chão deve ser feito com material antiderrapante e sua cor deve diferir da cor do piso presente nos andares.

Felizmente, reformar o elevador para que ele esteja apto ao uso por pessoas com deficiência é fácil, muitas empresas trabalham com esse serviço.

Existem muitos cuidados a se tomar, como a manutenção de elevadores. O ideal é que o processo aconteça uma vez por mês, com o principal objetivo de identificar problemas. A manutenção inclui:

  • Avaliação do estado de conservação dos cabos;
  • Avaliação do estado de conservação das roldanas;
  • Lubrificação das estruturas metálicas;
  • Verificação do funcionamento dos freios;
  • Verificação de potencial desnível em paradas;
  • Avaliação do poço;
  • Avaliação de parada instantânea e da velocidade.

Todos esses procedimentos devem ser feitos periodicamente, para garantir maior segurança a todos é possível que ocorram mensalmente.

Quando qualquer problema for identificado, procure chamar por técnicos, que podem ou não ser os fabricantes do equipamento.

Lembre-se: um elevador com mal funcionamento é um risco à integridade dos usuários.

Ao final, conclui-se que os elevadores são itens essenciais para a locomoção de pessoas e garantem a acessibilidade do prédio, mas que também são itens decorativos.

Ao realizar reformas ou manutenções, sempre procure por empresas credenciadas e com experiência no ramo e coloque a segurança em primeiro lugar.