Dicas para construir uma estrutura adequada para um condomínio

Segurança é um fator pelo qual escolhemos onde queremos morar. Nas últimas décadas, vemos uma migração cada vez maior, das grandes cidades para áreas menos habitadas, a fim de encontrar um lugar mais tranquilo e seguro.

Por esse motivo, o número de condomínios tem crescido nessas localidades. Alguns são gigantescos, possuindo uma área de lazer e comércio dentro de seus muros.

Normalmente, são loteados a partir de um terreno muito grande, por conta do seu tamanho estipular sua área é pode ser bem complicado.

A importância da tecnologia para a estrutura

Com a chegada de novas tecnologias, esse processo vem se tornando um pouco menos penoso. Através do georreferenciamento com drone e GPS, as áreas estão podendo ser delimitadas com maior precisão.

O georreferenciamento consiste em levantar o limite, forma, dimensão e características do terreno, através de levantamento topográfico e deve ser feito de acordo com as normas do INCRA, constando no memorial descritivo do imóvel.

Esse processo com o uso de drones, é relativamente novo e só foi regulamentado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no ano de 2017 e deve ajudar no processo.

O georreferenciamento é obrigatório em áreas rurais, mas também é comum em áreas urbanas, em diversos espaços.

Depois de ter especificado as características do terreno, as empresas responsáveis por fazer a gestão do condomínio, deve implementar obras para delimitar fisicamente a área do imóvel.

Com vários empreendimentos sendo criados, é indispensável alguns itens presentes nas portarias desses locais como guaritas, portões e iluminação.

Os gestores devem fazer a melhor escolha e decidir entre os fornecedores escolhidos, o mais adequado ao orçamento e a qualidade desejada.

Uma serralheria em Indaiatuba, pode ter um valor muito diferente que outra no mesmo lugar para executar o serviço.

A organização e segurança do local é essencial

Esses itens de segurança devem evitar a entrada de pessoa não autorizada no local. Em uma portaria, deve sempre existir uma guarita com um recepcionista e um segurança.

Em alguns casos, esse funcionário faz as duas funções, ter as ligações de comunicação para as residências, possuir cameras de monitoramento, aparelhos de reconhecimento de digital.

Ou boton para os moradores e em alguns casos, até um laço indutivo, que é instalado abaixo do pavimento e envia um sinal para um receptor no automóvel, identificando o veículo.

Como posso fazer a segurança do meu condomínio e quais os itens essenciais para monitorar a área sem deixar passar nada?

Hoje em dia, contamos com uma infinidade de equipamentos que nos auxiliam, para fazer a segurança de nossos condomínios, impedindo a entrada de pessoas não autorizadas e inibindo a ação de ladrões.

Alguns itens são mais básicos, outros mais específicos, mas todos eles estão no mercado para garantir a sua segurança e de sua família.

Veja agora um lista de alguns equipamentos e outros itens, que podem fazer a diferença quando pensamos em segurança:

  • Central de alarme: onde todo o sistema se conecta e faz a função de receber as leituras dos sensores e disparar o alerta quando for necessário;
  • Sensores de movimento: ajudam a identificar a movimentação em locais, ligando uma luz ou emitindo um sinal para central;
  • Guarita blindada: com a crescente onda de violência a qual somos submetidos, é muito importante a blindagem da guarita, garantindo a segurança do vigia em uma situação extrema;
  • Cameras de monitoramento: com diversos modelos disponíveis no mercado, é importante que a escolha seja feita, de maneira a definir sua qualidade de captação e se tem função de captar imagens, sem o auxílio de fonte de iluminação;
  • Central de gravação de imagens: não adianta ter câmeras, se não forem gravadas as imagens do monitoramento;
  • Botão de pânico: é importante que os condomínios adotem medidas de segurança, para que os seus condôminos possam informar alguma ação suspeita;
  • Alarme Sonoro: esse alarme pode desorientar a pessoas que esteja cometendo alguma infração e informar a outras pessoas próximas a ocorrência.

Os itens de monitoramento e segurança, não são motivo para tirar o estilo e o design da sua residência.

Muitos itens de monitoramento, são bem discretos e quase imperceptíveis, não deixando de valorizar o design e o estilo do ambiente.

Alguns deles são adaptados a móveis e objetos de decoração, para não serem notados. Outros que são feitos para delimitar espaços, como os portões, podem ser encomendados de acordo com o gosto do cliente.

Uma serralheria artistica, pode criar um portão que além de seguro, tenha um design único e exclusivo. Manter seguro nossos lares, é fundamental para o nosso conforto físico e mental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *