Os queridinhos da decoração: Conheça opções de produtos de madeira

Desmistificando o conceito de que o uso de madeira contribui para o desmatamento de florestas, em uma entrevista à empresa Brasil, de telecomunicações – e publicado no site Agência Brasil, Roberto Lecomte reforça que o conceito de que a floresta é intocável não deve ser mantido.

A degradação da Amazônia está vinculada às atividades exploratórias, sim, mas assim como a agrícola e a pecuária, suas consequências já foram bem debatidas.

O aumento do consumo de madeira em atividades de construção civil está ligada ao aumento do volume de árvores plantadas.

Quanto mais se utiliza, maior é a necessidade de aumentar os números de plantio. O corte previsto para madeiras de reflorestamento é de 15 anos, já para madeiras naturais, conhecidas também como madeiras de lei, está em torno de 30 anos.

Essa forma de gestão é chamada de manejo florestal sustentável, proporcionando benefícios econômicos, ambientais e sociais, para manter o equilíbrio do ecossistema, para isso, considerando as diversas formas de uso das espécies de madeira e seus subprodutos.

O uso de madeira em arquitetura e decoração

Arquitetos e decoradores que vêm aceitando os desafios, e desmistificando os mais variados empecilhos quanto ao uso desse tipo de material, têm se mostrado satisfeitos com o tempo de conclusão do projeto, menos sujeira ao fim da obra e acabamentos agradabilíssimos aos sentidos.

Das várias formas de aplicação da madeira, a mais charmosa, sem sombra de dúvida, é o pergolado.

São estruturas de vigas paralelas, apoiadas em colunas, e podem ser compostas, como suporte de plantas, por exemplo, coberto por vidro, policarbonato ou, de formas mais simples, apenas como uma área de descanso, um canto mais charmoso no jardim – com uma bela trepadeira, ou cobrindo a área de churrasqueira.

A madeira ideal para pergolado é indicada pelas propriedades de resistência. Separam-se as opções entre: as madeiras de lei e as de cultivo sustentável.

As primeiras dividem-se em duas ótimas opções, a Cumaru e o Ipê, já as sustentáveis, estão entre Pinus e Eucalipto. O tratamento da madeira, para aumentar sua vida útil, é indicado em ambos os casos.

Os custos, que envolvem a utilização desse tipo de material, variam de acordo com o modelo da construção, local onde será adquirida a madeira e forma de instalação. O pergolado de madeira preço médio em torno de R$900,00 o m², valor que pode vir a ser inferior, conforme a região e a disponibilidade de matéria-prima.

A diferença entre as madeiras que estão à disposição contribui, e muito, para adaptar esse material, nos mais diversos tipos de ambientes, e formas de utilização que valorizam detalhes, como fazer deck de madeira para piscinas, onde a madeira deve oferecer resistência à água, ao sol e não deve ficar escorregadia.

Em jardins, o cuidado deve ser o mesmo, a exposição às alterações climáticas exige um tratamento da madeira antes da sua instalação e uma manutenção constante. O deck de madeira preço médio é de R$100,00 o m², variando conforme a madeira escolhida.

Como escolher a madeira ideal

A preocupação com a qualidade do material a ser utilizado deve se dar desde a sua compra. Adquirir madeiras com selo de certificação é um detalhe muito importante, já que, com isso há garantia de que as árvores retiradas estão sendo controladas, com baixo impacto ambiental e preocupação social.

Quando se pensa em decorar ou reformar um ambiente, nem sempre as vontades dominam todas as escolhas, e o planejamento pode sofrer mais alterações do que se espera. Um orçamento que se enquadre e seja perfeitamente adequado ao projeto é um grande ponto – dessa forma a pastilha de madeira ganha espaço de forma graciosa.

Com um custo baixo, em relação aos diversos tipos de revestimentos que são encontrados no mercado, o fator sustentabilidade fala muito alto nesse setor.

A facilidade de transformar um ambiente, deixando-o com um toque natural, rústico e personalizado, tornando-o mais acolhedor, elegante e original – seja na sala, no quarto ou na cozinha – são qualidades ressaltadas quando a madeira é bem trabalhada e se encaixa em seu projeto.

Além da estética, altamente agradável, a pastilha de madeira para parede possui propriedades como isolante térmico e acústico, criando também uma sensação de proximidade dentro dos ambientes.

São versáteis e ótimas em esconder as imperfeições das paredes e as fiações dos aparelhos eletrônicos, além de serem um ótimo suporte para os aparelhos fixados na parede, também.

Inspire-se e deixe que a criatividade tome conta de seus ambientes. Versátil e clássica, a utilização da madeira é bem-vinda em todos os espaços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *