Curiosidades sobre paisagismo

Paisagismo é uma técnica que tem como propósito fazer, projetar e planejar a construção e manutenção de espaços urbanos ao ar livre com maior presença de jardins, flores e plantas.

Essa área é ligada a arquitetura e urbanismo e vai além da organização estética da paisagem.

Ela afeta e auxilia na construção de residências ecológicas, de modo a elaborar projetos e redescobrir novos espaços por meio da botânica, decorando e gerando formatos que criarão um ambiente confortável, harmonioso e agradável.

Para a execução de um serviço de Paisagismo residencial, o ideal é a contratação de um profissional que irá repensar o local de forma que seu solo siga preservado, respeitando o espaço vegetal e crie ainda um ambiente muito mais atraente e também funcional para os moradores da residência.

A construção de belos jardins, cenários lindos com plantas, pedras e Flores é sim função deste profissional.

Porém mais que isso, ele deve respeitar a natureza e criar um projeto de paisagem que harmonize características da estética urbana como:

  • Estética Humana
  • Estética Biótica
  • Estética Geográfica
  • Estética Hidrográfica

Tais categorias fazem parte de um conjunto de estética que é equilibrada e respeita os elementos presentes nas paisagens urbanas, como o tipo de vegetação, o limite de circulação de pessoas no local, espaços livres presentes nas residências e o tamanho da área construída.

Arquitetura paisagística

Lembre-se que um projeto de paisagismo deve envolver um profissional e ser minimamente possível invasivo à natureza.

O planejamento e a criação deve envolver a valorização própria, beleza natural e a adaptação das características específicas de edifícios e de residências.

A grande tendência do paisagismo é o famoso e conhecido Jardim vertical. Essa técnica consiste em colocar plantas em posição vertical, normalmente em prédios públicos ou empresas privadas, mas também é possível aplicar em edifícios residenciais.

Dessa forma, com as plantas crescendo na parede, ela pode seguir livre e sem limitação de espaço, invadir de forma sutil e bonita apartamentos ou casas.

O resultado tende a agradar a maioria das pessoas, pois é leve e elegante, além de criar uma convivência e proximidade saudável com a natureza.

Projetos residenciais podem ser incrementados ainda com um Deck de madeira para jardim, dessa forma a harmonização do ambiente estará garantida.

Existem outros elementos que agregam ainda mais aconchego e harmonia para o ambiente.

 O paisagismo na área da piscina, por exemplo, é um ponto forte e que merece ser explorado. Se utilizado de forma sutil, pode trazer resultados eficientes.

Procure inserir no projeto árvores e arbustos, grama e irrigação automática. Todos esse elementos são detalhes que podem trazer mudanças visuais de grande impacto.

Em volta do deck de madeira, procure por itens que sigam essa mesma linha de pensamento com objetos rústicos.

Caso possua grama, opte por objetos mais naturais, feitos de materiais e que não agridem o ambiente.

Quando for realizado o projeto de paisagem, lembre-se destes detalhes e acrescente verde e cores fortes que remetem ao clima tropical.

Cultive plantas, árvores e flores como palmeiras, folhagens, bromélias, árvores frutíferas, orquídeas, lírios, capim, azaleia e entre outros.

Esses itens deixam o jardim mais belo e elegante. Aposte na Impermeabilização de floreiras.

Técnicas do paisagismo

As técnicas do paisagismo consistem nas partes principais do projeto de arquitetura e urbanismo.

São fundamentais para que o técnico e profissional tenha um conhecimento geral do local, bem como conhecimento do solo, terra e das construções em volta do que pretende ser feito.

Uma intervenção paisagística pode incluir mobílias externas para jardins, jardins residenciais, fontes e gazebos, texturas diversas de plantas e flores e caminhos, trilhas e recantos especiais.

Tudo depende do seu projeto e do espaço disponível para adequar.

Essas técnicas visam a conservação da natureza e das espécies da flora, o uso correto dos recursos disponíveis para saber aproveitar cada canto de espaço disponível e gerar uma interação harmônica e funcional.

Além de um ambiente seguro, prazeroso de estar para receber família e amigos  e proporcionar memórias agradáveis, de convívio sustentável e ecológico.

Não se esqueça de consultar um arquiteto para saber se as ideias e projetos são possíveis de ser realizados na residência.

Saiba pedir do paisagista a combinação de folhagens, estruturas, tecidos e móveis que podem se comunicar entre si. Isso ajuda na construção de um local aconchegante e esteticamente bonito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *