Processo de construção de um telhado

A construção civil é um dos setores que mais se desenvolve. Por esse motivo, surge constantemente uma série de aparatos e recursos facilitadores para otimizar a produção nos canteiros de obras, tornando as edificações melhores e mais resistentes.

Na hora de construir, seja um estabelecimento ou uma residência, entre as etapas de construção não há como não pensar no telhado. O telhado é um dos principais componentes de uma construção. Afinal, ele desempenha um papel tanto estético, quanto funcional.

No artigo a seguir, conheça alguns modelos de telhado e os melhores materiais a serem utilizados nessa composição. Além disso, saiba como essa estrutura pode contribuir de forma direta para um ambiente mais seguro, eficiente e charmoso.

Importância de uma boa escolha

Não é todo dia que escolhemos um telhado. Por conta disso, a decisão sobre o material, o formato, as características e a montagem deve ser feita com cautela e a partir da observação das demandas de cada tipo de edificação.

Conferir essas características evita transtornos estruturais, como quedas de vigas, caibros ou ripas e impede fenômenos como o envergamento.

Um dos principais fatores, quando o assunto é instalação de telhado, é o material utilizado. A madeira, irá fornecer a sustentação como base na colocação das telhas.

O impacto visual também é um item a ser levado em conta nesse aspecto, pois cada ambiente possui uma demanda estética que deve estar alinhada, do piso à cobertura.

Existem inúmeros tipos de madeira e todos devem ser devidamente certificados, evitando transtornos no futuro. Escolher a Madeira para telhado é uma grande responsabilidade. Por isso, vamos te ajudar!

Entre os tipos mais indicados, estão:

  • Maraçanduba (Resistência, durabilidade e baixo custo);
  • Garapeira (Resistência à umidade e bom acabamento);
  • Sucupira (Resistência a fungos e fácil manuseio);
  • Cumaru (Resistente a fungos e cupins);
  • Cambará (Baixo custo);
  • Roxinho (Impacto visual e resistência);
  • Angelim (Leveza e resistência a cupins de madeira seca);
  • Eucalipto (Sustentabilidade).

Existem, ainda, outras opções que podem ser utilizados na construção do telhado. De acordo com os valores estéticos e financeiros, é possível calcular aquele que mais se adequa a sua necessidade.

Vale lembrar que o uso de madeira certificada, de garantia e boa procedência é muito importante para quem busca uma estrutura resistente, duradoura e correta, tanto no sentido ecológico quanto no legislativo.

Outra dica valiosa, é não utilizar madeiras que foram esmagadas ou sofrem facilmente danos como grandes fendas e arqueamento acentuado. Evitar o comprometimento da fixação dos componentes de montagem é uma forma de garantir a segurança e a eficiência da estrutura.

Lajes

Para a construção de lajes, as cargas precisam ser corretamente disseminadas para as vigas e também para os pilares.

Dessa forma, o uso de laje pré moldada é comum nos canteiros de obras. Compostas de vigotas (de concreto) e lajotas (de concreto ou cerâmica), essa estrutura é moldada no canteiro de obras e pode ser treliçada, alveolar, de painel, com vigota T, etc.

Malha pop

Na construção de lajes em concreto armado, estruturas pré-moldadas e pisos industriais, a Malha pop 20×20 é a indicação perfeita, pois já vem pronta para ser utilizada. A malha é produzida em aço e possui solda em todos os seus pontos de cruzamento.

Esse tipo de material garante à estrutura a segurança adequada. Ela, ainda, pode evitar trincas, embarrigamentos e fissuras de diversos tipos. As principais características são:

  • Controle de fissuramento excelente;
  • Ancoragem garantida;
  • Possibilita maior aderência do aço.

Impermeabilizando

A Impermeabilização de telhado colonial é altamente recomendada para conferir ainda mais beleza para esse tipo de cobertura. Essa opção é  recorrente em construções por aliar o impacto visual à durabilidade.

Como o telhado está exposto diariamente às intempéries do clima e a impactos diversos, que podem acometer sua estrutura, o desgaste pode se acumular e, com o tempo, gerar danos cada vez mais graves.

Por isso, impermeabilizar o telhado é a melhor forma de garantir que a sua vida útil seja prolongada. Para torná-lo mais resistente à efeitos de umidade, por exemplo, existem diversos tipos de impermeabilizantes, de modo que vale a pena conferir as demandas de cada estrutura antes de fazer sua escolha.

Manta térmica

manta termica para telhado não poderia faltar nessa pequena lista. Isso porque, ela é capaz de bloquear parte do calor refletido pelo telhado, evitando que a temperatura se eleve no ambiente interno da construção.

Essa estrutura é constituída de papel kraft e revestida por folhas de alumínio que apresentam alta refletividade e baixa emissividade de radiação térmica.

Agora que você conhece uma série de recursos voltados para a otimização da construção de telhados, vale a pena investir em produtos de qualidade garantida, evitando problemas estruturais. Além disso, é fundamental contar com profissionais capacitados para a construção de cobertura e instalação de telhados.