Construção civil: vale a pena investir em aluguel de máquina?

A construção civil é um termo muito amplo, afinal, abrange as mais distintas elaborações de obras, desde o planejamento até a aplicação dos métodos, máquinas e acabamento.

Neste cenário, a lista de equipamentos, elementos simples ou até máquinas pesadas costuma ser igualmente ampla, levando os profissionais a se questionarem sobre efetuar ou não o aluguel desses itens.

Quais são os principais benefícios do aluguel?

Um dos grandes pontos a ser abordado quando se trata das vantagens de recorrer ao aluguel, é a grande possibilidade de escolher o equipamento ideal para atender as necessidades da obra em questão.

Afinal, é uma maneira de ter a disposição máquinas variadas e modernas para alugar e usar nos serviços, de acordo com a necessidade.

Por esse motivo, alternativas diversas são procuradas para atender os processos das obras, tais como:

  • Andaimes;
  • Guindastes;
  • Tratores;
  • Equipamentos de segurança;
  • Máquinas para concretagem.

O aluguel de máquinas pesadas é um grande exemplo de itens que apresentam uma grande variedade no mercado, itens como tratores ou de portes menores, como betoneiras, são usados constantemente para funções distintas e exigem inspeção regular.

No que diz respeito aos custos, ao observar e comparar os gastos com manutenção e investimento em equipamentos mais modernos, pode ser mais viável buscar pelo aluguel.

Essa é uma alternativa que também exclui os riscos no momento de adquirir as máquinas que necessita, em especial, devido ao uso não frequente.

O uso dos andaimes na construção civil

Os andaimes podem ser aplicados em diversas situações na construção civil, por exemplo, em manutenção, construção, reforma e pintura.

Por esse motivo, o aluguel de andaimes pode ser vantajoso em casos distintos, pois são versáteis e promove a eficiência.

Para quem busca a locação de andaimes, é indispensável ter consciência de qual tipo é o ideal para o serviço que será realizado.

Afinal, existem opções variadas de andaimes, sendo que os mais aplicados à construção civil são: fachadeiro, tubular e o industrial.

O andaime industrial, por exemplo, é verticalizado, possui pinça e podem ou não apresentar uma escada acoplada.

No caso do fachadeiro, é constantemente usado em fachadas de prédios, são constituídos por barras que se ligam na diagonal e podem sustentar tanto os profissionais quanto os materiais para a obra. Já o andaime tubular, além de também ser aplicado para fachadas, é usado para paredes.

Os principais aspectos dos guindastes

Os guindastes podem ser encontrados em diversos modelos, as opções são abrangentes principalmente para peças menores.

O aluguel de guindaste pode ser realizado para a mobilidade de blocos, elevadores, ar-condicionado, montagem e desmontagem de gruas, armações, entre outras possibilidades.

Um ponto interessante sobre esse equipamento, é que são utilizados com mais frequência em obras extensas, onde a mobilidade com outros tipos de equipamentos pode não ser tão favorável devido a distância percorrida.

Dicas e cuidados para os itens alugados

Ao mesmo tempo em que as ferramentas para a construção são essenciais para o desenvolvimento das obras, também representam grande parte do custo dessas construções.

Por esse motivo, ter um planejamento adequado das etapas e elementos exigidos para cada uma delas é fundamental.

Em cada obra, a quantidade de ferramentas pode variar e ter um planejamento correto antes de alugar, contribui com que equipamentos necessários não sejam esquecidos.

Alguns itens são mais comuns, por exemplo, o aluguel de caminhão, que contribuem com a locomoção de materiais. No entanto, até mesmo o porte dos caminhões pode variar.

Além dessas dicas, há cuidados a serem tomados, em especial, com a especificação da ferramenta que necessita para o trabalho e quais são as condições de operação no local da obra, por exemplo, a tensão elétrica.

Ao assinar o contrato a cautela também é importante, principalmente em relação aos direitos e deveres de ambas as partes.

Uma grande dica é buscar por uma empresa de confiança e estabelecer uma parceria se for possível.

Dessa maneira, sempre que necessário, poderá realizar o aluguel e ter mais segurança em relação ao serviço prestado e qualidade do equipamento.

Ter consciência da logística do transporte de equipamentos até a sua obra, também é um dos pontos que não podem ser deixados de lado ao entrar em contato com a empresa, pois nem todos os locais podem oferecer mobilidade dependendo da distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *