Conheça os diferentes modelos de gradil

No atual crise de segurança pública brasileira, arquitetos e engenheiros veem-se desafiados a alinhar segurança e estética ao planejar uma construção. O gradil é uma opção que alinha ambas as qualidades: pode cercar áreas de todas as extensões, sem comprometer a estética do local.

Além disso, duram mais que os gradeamentos regulares e não podem ser pixados, como os muros. Saiba mais sobre ele neste post.

O que é o gradil?

Normalmente feito de aço inox, trata-se de um tipo de cercamento produzido e vendido em rolos. Na instalação, eles são fixados a postes sustentadores por meio de pontos de solta.

O que a torna simples, rápida e sem transtornos. Apesar de o termo ser usado para definir uma série de opções de cercamento.

Ele, normalmente, remete ao gradil eletrofundido, cada vez mais usado em instalações públicas e particulares. Ele é fabricado com o cruzamento de tramas metálicas.

Tanto na vertical quanto na horizontal, formando uma grade. Existem modelos nas mais diversas cores, espessuras e designs.

Quais são os tipos de gradil existentes?

A popularidade desta tela para cerca, tem feito com que os fabricantes desenvolvam novos modelos, adequados para diferentes gostos e locais. Confira alguns deles:

Gradil de metal galvanizado

Esta opção de grade tem o diferencial de ser galvanizada. Isso significa que ela passa por
um processo físico-químico.

Que, por meio da eletrólise, reveste o material e o torna mais resistentes aos fatores de desgaste do ambiente, como a chuva ácida.

Isso torna esta estrutura metalica perfeita para locais que sofrem com a maresia, como parques à beira mar e casas de praia.

Isso porque o sal, com o tempo, corrói o metal, mas a galvanização torna esse processo mais lento e, o material, mais durável.

Gradil revestido em PVC

A galvanização, entretanto, não foi o único método desenvolvido com o objetivo de proteger o cercamento dos efeitos do ambiente: o revestimento em PVC surte o mesmo efeito.

O policloreto de vinila, como é conhecido no meio científico, é um polímero plástico, sendo o segundo termoplástico mais usado em todo o mundo.

Muito versátil, é usado com os mais diversos fins, principalmente na indústria. Os modelos de gradil revestidos com esse material, também estão mais protegidos de fatores como a chuva e a maresia.

Isso, porque o sal presente do ar interage com o metal, mas não com o plástico. Com isso, o material fica com cara de novo por mais tempo.

Gradil removível

Em eventos públicos, como shows, é comum que haja grades de metal mais compactas, que informam ao público até onde ele pode ir.

O mesmo acontece em obras e estações de transporte público. Apesar de a maior parte do público não saber, elas também são conhecidas como gradil.

Estas cercas, porém, não costumam ser usadas como medidas permanentes de segurança perimetral, apenas para guiar o público.

Gradil feito sob medida

Algumas empresas são especializadas na produção de cercamentos sob medida, conforme as necessidades do cliente.

Trata-se de uma opção interessante, pois é possível decidir se ele será galvanizado, revestido em PVC, qual será a cor, a espessura das barras de ferro, etc.

Porém, isso tem seu custo: fazer uma grade sob medida, sai mais caro que comprar uma já pronta no varejo.

Quais são as vantagens de usar o gradil?

O gradil nylofor tem sido cada vez mais usado em todo o Brasil. Isso acontece pois ele tem uma série de vantagens, como:

  • Versatilidade;
  • Facilidade para instalar;
  • É fácil de encontrar e adquirir;
  • Pode ser usado para cercar áreas de grande extensão;
  • Não compromete a estética do local;
  • Tem vida útil longa.

Como saber qual tipo de gradil usar?

Entre todos os modelos de gradil que existem, pode ficar difícil escolher qual usar. Porém, analisando-se alguns aspectos, a decisão fica mais fácil.

Antes de tudo, é preciso saber se a área onde a cerca será aplicada está sob efeito de maresia ou não. Caso a resposta seja sim, é melhor investir em versões galvanizadas ou revestidas em PVC.

As características estéticas do local também são um fator a se levar em conta na escolha. O gradil nylofor, por exemplo, é uma boa opção para parques.

E locais ao ar livre por ser verde. Isso faz com que ele proteja a área sem afetar a sua estética.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *