Conheça a ferramenta que vai te ajudar na gestão de obras!

É comum que profissionais da construção civil sintam-se despreparados para encarar o mercado, principalmente no que se refere a gestão de obras. Essa deficiência está ligada ao fato de que no Brasil, faltam aulas práticas que foquem na questão da execução de um projeto, e não só na etapa criativa do processo.

Por esse e por outros motivos, a etapa de execução da obra está fortemente associada a problemas e dores de cabeça, tanto para o cliente final quanto para o profissional que executa a obra.

No nosso post de hoje vamos te contar sobre um exercício simples de trabalho, que vai te ajudar na hora de planejar a execução dos seus projetos!

PLANEJAMENTO: O PRIMEIRO PASSO PARA O SUCESSO

Antes de dar início a uma construção, é preciso se planejar – e isso envolve muitas variáveis, como detalhes do orçamento, cronograma e sequenciamento lógico das atividades, e a própria condução e controle da obra. Com tantas variáveis assim, surge a dúvida: por onde começar?

Recomendamos que você sempre inicie a gestão das suas obras pelo planejamento. Afinal, um bom planejamento nos dá consciência sobre todos os aspectos que o projeto demanda, preparando você e a sua equipe para futuras alterações que ele pode sofrer.

Comece listando as atividades que estão previstas, desde a montagem do canteiro de obras até o acabamento final do projeto. Isso permite que você tenha maior entendimento acerca dos materiais que deverão ser utilizados, da mão de obra a ser contratada, entre outras variáveis que serão importantes facilitadores na hora de criar um orçamento preliminar.

Para te ajudar nessa complicada tarefa, e garantir que você não esqueça de nenhuma variável importante, existe uma ferramenta, ou um exercício se preferir: o 5W2H.

O QUE PRECISA SER FEITO? COMO? POR QUEM?

O 5W2H é uma eficaz ferramenta de gestão, perfeita para elaboração de projeto, controle de processos e gestão de qualidade. Isso porque a realização desse exercício permite uma visão abrangente e de fácil entendimento acerca de todas as atividades que deverão ser realizadas no canteiro de obras. A sigla, proveniente da língua inglesa, representa 7 perguntas fundamentais que devem ser respondidas antes de colocar a mão na massa. As primeiras 5 são:

  1. What? (O que)
  2. Why? (Por quê)
  3. When? (Quando)
  4. Where? (Onde)
  5. Who? (Quem)

Perceba que, ao responder essas perguntas você já será capaz de:

  • Quebrar grandes atividades em pequenos passos, ajudando assim a evitar possíveis retrabalhos;
  • Identificar os prazos para as atividades, e por consequência, para cada uma das etapas de obra;
  • Perceber a real necessidade daquela atividade para o sucesso do projeto;
  • Identificar qual tipo de mão de obra deverá ser contratada para realização daquela atividade;
  • Identificar os prazos máximos para compra e entrega de materiais;

Ao final deste exercício, você provavelmente já terá um esboço inicial do seu Cronograma de obras, bem como uma estimativa de tempo total para a conclusão do projeto. Além disso você já tem uma lista completa dos profissionais que devem ser contratados, parte importante a ser considerada na hora de montar um Orçamento de obra.

Mas é claro que só isso não é o suficiente! Para garantir a execução organizada do seu projeto, é importante estabelecer um sequenciamento lógico para as atividades programadas: quais delas são dependentes entre si? Quais atividades podem ser executadas em paralelo? Este entendimento é importante para garantir a entrega do projeto no prazo estipulado pelo cliente e evitar retrabalhos.

COMO E QUANTO CUSTA?

Essas duas perguntas irão te ajudar a entender a complexidade do projeto a nível estrutural e, claro, a nível financeiro também!

É preciso ter em mente que, tanto o orçamento quanto o planejamento estão diretamente ligados a qualquer variação de um ou de outro. O importante aqui é certificar-se de que ambos estejam alinhados com o objetivo principal do cliente, ajustado no briefing inicial.

O próximo passo deve ser então a formulação de um Orçamento preliminar. Afinal, como falamos anteriormente, essa fase de planejamento do projeto é uma das mais importantes para garantir que o orçamento será o mais próximo da realidade possível. A essa altura você já avaliou:

  • As atividades necessárias para a execução da obra, o que viabiliza o cálculo de gastos necessários com mão de obra;  
  • Todos os materiais que serão utilizados para a execução do projeto;
  • Questões logísticas como o transporte e armazenamento dos materiais até o canteiro de obras;
  • Aluguel e compra de equipamentos para que seja possível executar o projeto em questão;
  • Taxas e impostos associados à obra (aqui é importante atentar-se as regulamentações necessárias antes de iniciar uma obra!);
  • Custos relacionados ao período pós-obra, como a retirada de entulho, aluguel de caçamba e limpeza do local;

USO DE TECNOLOGIAS COMO ALIADAS

Até aqui já vimos que o trabalho é enorme antes mesmo de colocar a mão na massa. Justamente por isso existem algumas ferramentas que ajudam no controle e na organização dessas informações, tudo para garantir que você não deixe de considerar nenhuma variável importante. É o caso de softwares de gestão, como o Veja Obra.

Além de facilitar a comunicação entre todos os colaboradores de obra, integrando as diferentes áreas da empresa e agilizando a troca de informações, o uso de tecnologias é fundamental na hora de fazer o acompanhamento das tarefas que estão sendo executadas no canteiro de obras.

A nossa tecnologia em nuvem permite que o arquiteto e os outros colaboradores acompanhem todas as etapas da obra e dos diferentes processos gerenciais. Isso porque todas as informações estão reunidas em uma só ferramenta e podem ser visualizadas em um só lugar, com atualizações constantes e em tempo real.

Mas sabemos que somente acompanhar o desenvolvimento da obra não é o suficiente! É preciso verificar os resultados financeiros, identificar falhas e desperdícios. Essas e outras ações dependem de informações precisas e confiáveis. Afinal, sabemos que nem sempre uma obra ocorre da maneira como foi planejada, por mais minucioso que tenha sido esse processo.

Por isso, no Veja Obra você encontra relatórios  detalhados, com métricas relevantes e fáceis de serem analisadas, oferecendo o panorama necessário para um processo de tomada de decisão mais assertivo.

Ao agilizar os processos internos da sua empresa, você eleva a produtividade dos seus colaboradores! Isso resulta na otimização de recursos e de tempo, o que contribui para um melhor aproveitamento do trabalho da sua equipe, favorecendo o aumento da lucratividade. E o melhor de tudo: com um investimento relativamente baixo!

Ainda não possui nenhuma solução tecnológica para te ajudar com as atividades do dia a dia da obra? Então conheça o Veja Obra, o software de gestão de projetos completo! Clique no link para testar durante 30 dias grátis, ou entre em contato conosco e tire suas dúvidas agora mesmo!