Já sabe como ter um terraço sem medo de infiltração?

O conceito de terraço diversas vezes é confundido com o de varanda, entretanto, os terraços são localizados na parte de cima das casas.

Já a varanda está diretamente ligada aos demais cômodos da residência, geralmente na parte da frente e contendo um espaço amplo.

Protegendo terraços e varandas

Para que se estabeleça um ambiente confortável, é muito comum que se instale toldos e coberturas para que proteja o terraço do sol e da chuva, fazendo com que a pintura ou a manutenção dure mais tempo.

O mercado oferece diversos modelos de toldos para terraços, estando eles listados a seguir:

  • Flexíveis – são de plástico, e podem gerar uma boa aparência se combinados com a pintura das paredes;
  • Tecidos – combinam com a madeira e são caracterizados por transmitir o aspecto de elegante;
  • Guarda sol – aqueles gigantes funcionam como toldo, deixando o ambiente mais leve;
  • Lona dobrável – caso usado com cores claras, possibilita um local leve e elegante;
  • Plástico colorido – transmite alegria e proporciona com o sol uma iluminação que modifica as cores;
  • Cana – um material para quem deseja algo diferente com aspecto de natureza.

Um dos mais vantajosos é o toldo retrátil, pois ele oferece a praticidade de ser enrolado quando necessário, não é pesado e garante um ambiente moderno. Ele é fácil de limpar, sendo necessário apenas água e sabão.

Também é indispensável para a decoração a utilização de objetos e móveis que trazem o aconchego para o lugar, como, por exemplo, pequenos sofás, mesa e algumas flores.

Como prevenir infiltrações?

Antigamente era muito comum a presença de infiltração nos terraços, devido à falta de acesso às informações e a pouca preocupação, mas esse descuido pode gerar graves impactos, provocando uma manutenção muito mais cara.

Por isso, é necessário a pesquisa por “impermeabilização de terraços”, que se caracteriza pelo impedimento ou dificuldade na infiltração da água.

Essa técnica não é atual, uma vez que desde as primeiras civilizações esse procedimento era exercido pelo uso de óleos e betumes naturais, sendo encontrado evidências na Muralha da China e nas piscinas das termas romanas.

Na atualidade, um dos métodos de impermeabilização é o uso da manta asfaltica para telhado. Ela é constituída por borracha, poliéster, filme polietileno e fibras de vidro, que oferecem maior resistência e elasticidade.

A manta asfáltica é, geralmente, vendida em rolos de, aproximadamente, 10 m de comprimento e 1 m de largura, sendo oferecida com vários modelos pelo mercado.

A mais usada é a manta asfáltica aderida, que pode ser colada pelo asfalto ou do maçarico.

Outro modelo é a manta asfáltica aluminizada, que possui a versão de manta asfáltica adesiva, ou também pode ser aderida pelo asfalto ou maçarico.

Ela é usada com frequência para o acabamento das áreas impermeabilizadas, como, por exemplo, em telhados.

Vale ressaltar que o preço da manta asfáltica adesiva aluminizada custa entre dez e trezentos reais, variando de acordo com o tamanho e fabricante.

Ainda há a manta ardosiada, composta por grânulos de agregado mineral, também conhecida como ardósia, sendo utilizada para acabamentos de coberturas.

A durabilidade média da manta impermeabilizante é de cinco a dez anos, sendo imprescindíveis alguns cuidados, como a aplicação de maneira correta por uma empresa especializada, manutenção para a verificação de falhas e perfurações.

Além disso, é necessário cuidado com o peso que será colocado sobre, sendo necessário a verificação na embalagem do produto, de acordo com as especificidades.

Outra solução para o combate a infiltração é o uso das mantas de PVC (cloreto de polivinil), oferecendo vantagens como o fato de elas já serem pré-moldadas, e por isso oferecer rápida aplicação, além de ser um sistema flutuante, que independe das variações técnicas oferecidas.

Entretanto, justamente por ser um sistema flutuante para as manutenções futuras, será difícil encontrar novas infiltrações.

Um método também considerado eficaz é o uso do impermeabilizante de silicone, pois ele não apresenta sobrepeso às estruturas e é indicado para áreas que precisam de restauração.

Ele também oferece a capacidade na redução de refrigeração interna, pois apresenta isolamento térmico.

Portanto, os terraços são localizados na parte de cima das casas, diferente de varanda, por isso, é importante a instalação de coberturas para garantir um ambiente confortável.

Para a prevenção da infiltração é muito comum o uso de impermeabilizante, encontrando-se diversos modelos no mercado, e assim como os adesivos, variando o valor de acordo com o tamanho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *