Saiba como ter produtos de qualidade que não enferrujam

Quem nunca passou por isso? Aquela linda peça de metal guardada por anos e depois a ferrugem comprometendo toda sua beleza.

Ou ainda pior, motores e produtos eletrônicos de uso diário que perderam sua função por conta desse dano corrosivo e muito comum na vida de todos.

Como ocorre a ferrugem?

É muito comum algumas peças de metal começarem a acumular ferrugem com o passar do tempo.

O uso contínuo do produto e sua exposição à umidade facilitam muito o aparecimento dessa indesejada surpresa.

A ferrugem nada mais é que o resultado da oxidação do ferro normalmente através da exposição prolongada à água ou soluções líquidas em geral.

O contato do ferro com a água gera uma reação química produzindo o óxido de ferro ou ferrugem.

Um dos principais problemas da ferrugem é o comprometimento da vida útil do produto devido à sua corrosão, por conta disso o ferro se torna frágil e mais suscetível a quebras e danos.

Diversos métodos são testados e podem ser utilizados para prevenir e melhorar os danos causados pela corrosão

Desde métodos caseiros até soluções industriais que já fabricam seus produtos com técnicas que evitam essa patologia.

Na indústria encontramos um processo famoso conhecido como galvanização de metais.
Esse processo muito utilizado em indústrias consiste em aplicar uma camada protetora de metal sem potencial corrosivo sobre outros metais mais frágeis a essas reações, por exemplo, aplicando uma camada de zinco sobre uma peça de ferro.

Através desse processo é possível manter a durabilidade da peça mesmo que sua composição principal seja um material corrosivo.

Aplicação dessa técnica em uma chapa galvanizada

Comumente utilizada em calhas de chuva e rufos, ela passa por esse processo de zincagem e assim torna-se imune às condições oxidantes e corrosivas.

As técnicas caseiras são as mais utilizadas e, por muitas vezes, eficazes no combate à corrosão, dentre os produtos mais utilizados estão:

  • Bicarbonato de sódio: aplique com um pouco de água sobre o material com ferrugem e esfregue lentamente
  • Vinagre de maçã e limão: Deixe o material submerso em uma reação pura de limão ou vinagre, após algumas horas passe uma bucha ou palha de aço para retirar a ferrugem.
  • Papel alumínio: O papel alumínio, seguindo a composição do próprio metal é uma saída bem interessante, esfregando o papel em contato com o material enferrujado conseguimos perceber uma grande melhora em seu aspecto por que o óxido de alumínio forma uma camada protetora sobre a superfície da peça.

Essa mesma reação acontece com todos os produtos feitos à base de alumínio, esse material também metálico reage de forma diferente à oxidação comum, apesar de também sofrerem esse processo de oxidação.

O resultado de sua reação química produz o óxido de alumínio ao invés do óxido de ferro, este processo natural com o alumínio forma uma camada protetora na superfície do metal que impede que se continue a oxidação e corrosão, garantindo assim maior vida útil e aproveitamento do produto.

Além de suas propriedades anti corrosivas o alumínio é um metal mais leve que o ferro, sendo amplamente utilizado em diversos produtos de nosso uso diário, de uma simples porta de alumínio passando por diversas aplicações na construção civil e industrial e chegando até ao requinte da arquitetura com modelos únicos de brises que prometem um aspecto moderno e inovador para sua residência ou escritório.

O brise de alumínio possui a função de reduzir a incidência de luz solar em espaços definidos além de manter a ventilação interna nos ambientes, e por conta de sua produção com alumínio sua resistência e durabilidade é um ponto positivo para escolhê-la em detrimento de outras opções do mercado.

Portas e portões, em geral, também costumam ser fabricados a partir do alumínio ou peças de metal galvanizadas, o alumínio por conta de seu peso e flexibilidade ainda é o preferido quando falamos de portão de garagem.

Os portões, de forma geral, precisam ser leves e com grande durabilidade, normalmente protegem itens de valor como um carro, moto ou a entrada principal de sua residência, por esses motivos é de suma importância que sejam produzidos com material de qualidade e anticorrosivos.

Isso também serve para as engrenagens responsáveis pela abertura e fechamento dos portões, por exemplo, o motor para porta de enrolar – suas engrenagens também devem passar pelo processo da galvanoplastia garantindo assim sua eficácia e durabilidade.