Como ter praticidade e beleza na cozinha?

Dividimos o nosso espaço com objetos e utensílios necessários para o nosso conforto e sobrevivência. Em nossas casas precisamos de mesas, camas, armários e outros móveis para organizar nosso ambiente, como na cozinha.

Um lugar importantíssimo que deve ser prático e bem organizado é a cozinha, nela preparamos nossas refeições e muitas vezes temos momentos agradáveis com os amigos e familiares.

Itens que podem te ajudar a mudar sua cozinha

Nos apartamentos com metragem reduzida, para ter uma cozinha convidativa e que seja prática para o dia dia, a melhor opção são os móveis planejados para cozinha pequena.

Com a crescente busca por espaços nos grandes centros, existe uma grande demanda por apartamentos em grandes condomínios com várias torres.

Os imóveis se tornam cada vez menores e, consequentemente, suas dependências, o que torna cada vez mais necessário o uso de materiais para armazenamento, como uma simples caixa de isopor para sorvete.

Nesses casos os móveis planejados, tornam-se um grande trunfo para a melhor organização do ambiente.

Em um apartamento pequeno tudo é pensado para que se aproveite todos os espaços, as cozinhas prontas, das grandes magazines muitas vezes não se adaptam aos espaços.

Nesse caso o tipo de móvel planejado é feito para os espaços reduzidos, embutindo eletrodomésticos e usando novas tecnologias é possível criar ambientes funcionais sem que se gaste material e mão de obra desnecessária.

Quando o assunto é cozinha, um item fundamental é o balcão, uma vez que faz parte do design da cozinha, sendo assim, é essencial que o material selecionado para revesti-lo seja o melhor.

Um balcão de granito para cozinha pode ser uma boa opção por conta de sua resistência quanto à mudança de temperatura constante.

Além de resistência, esses revestimentos oferecem beleza e praticidade, como a facilidade de limpá-los, a resistência contra manchas, dentre outros.

Devemos observar três pontos para que a escolha do balcão fique em harmonia com a sua cozinha, o revestimento da parede, a cor do armário e o piso.

Além do granito uma outra opção bastante utilizada é o mármore, encontrado em diversos tipos, ele fica ótimo para compor uma decoração mais sofisticada, embora seu preço seja um pouco mais caro em comparação ao granito.

Existem ainda as cozinhas industriais, que podem servir uma grande quantidade de refeições para atender à indústria e estabelecimentos comerciais.

Dentre outras peças dentro desse tipo de cozinha, uma das peças fundamentais em um restaurante é a estante de inox para cozinha industrial.

Elas podem servir para armazenar alimentos e outros ingredientes para o preparo destes, elas também têm função de guardar os produtos depois de prontos, alguns modelos atravessam a parede e podem ser acessadas dos dois lados.

Tipos de cozinha planejada

Conheça alguns modelos de cozinha planejada, seus materiais e acabamentos. Saiba como escolher dentre a gama de produtos.

Quando iniciamos o projeto de cozinhas planejadas temos que avaliar o tamanho do ambiente para que os armários se adaptem às suas necessidades.

Com os desenhos e medidas em mãos, o segundo passo é achar uma empresa capacitada para construir o projeto seguindo as especificações.

Existem várias qualidades de material usado para a construção dos móveis e seu acabamento, confira a seguir alguns desses materiais:

  • Madeira MDF: permite uma maior maleabilidade e resistência além de ser apropriada a ambientes com maior umidade;
  • Madeira MDP: utilizada para as partes internas como prateleiras e gavetas;
  • Laminado: tipo de papel decorativo para acabamento na superfície da madeira, ele é prensado em altas temperaturas na chapa de madeira;
  • Vidro: bastante utilizado em portas de cristaleiras ou acabamento em gavetas e portas;
  • Laca: que é pintada e polida dando um acabamento mais refinado ao móvel;
  • Metacrilato: similar a laca ou vidro, mas possui uma maior resistência. Da família do acrílico é feita de um polímero termoplástico;
  • Tamponamento: para deixar o móvel com maior elegância ele é feito nas bordas por fora da caixa.

Planejamento é tudo

A cozinha dos sonhos! Planejamento é a chave para que o seu projeto possa ser funcional e organizado.

Quando fazemos um armario de cozinha planejado devemos nos atentar às nossas necessidades durante o desenvolvimento do projeto.

Se for uma cozinha com espaço reduzido é interessante aproveitar cada centímetro de uma forma que possamos usufruir do melhor que ele pode oferecer.

Avalie o posicionamento dos seus eletrodomésticos, saídas hidráulicas e elétricas, para que nenhuma dessas ligações seja escondida atrás dos móveis.

Pense em todas as funcionalidades que sua cozinha deve ter, desde abrir uma massa em uma bancada de granito ou para consumir um alimento na mesa, ou bancada embutida no seu móvel. Existem vários modelos de cozinha e acabamento, um deles vai ser ideal para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *