Como montar um sistema hidráulico com os tubos certos?

O sistema hidráulico, juntamente com todos os tubos necessários, de uma obra é uma das questões de maior importância na construção de uma casa, pelo único motivo de ser ele o responsável por conduzir o abastecimento de água para todo o imóvel.

Por essa razão, nenhum erro pode ser admitido durante o processo de planejamento e execução da obra, principalmente porque ninguém quer ficar sem água ou com problemas de infiltrações no futuro.

O velho ditado, de que todo cuidado é pouco, vale integralmente quando o assunto é hidráulica.

Investir em materiais de construção de qualidade e mão de obra capacitada são um dos requisitos para que o projeto hidráulico seja executado.

Para te ajudar, aqui vamos responder como montar um sistema hidráulico com o material e tubo correto.

Projeto

Uma instalação hidráulica eficiente e que não apresentará problemas com frequência começa por um projeto arquitetônico e hidráulico de qualidade.

O projeto da construção civil é importante para identificar onde serão instalados e s os pontos de saída e entrada da água.

No projeto deve constar a posição exata dos registros, chuveiros, pias, ralos, tanque, máquina de lavar, entre outros elementos da parte hidráulica.

Nesse projeto também deve apresentar informações se as torneiras recebem água quente vindas da diretamente dos tubos.

O projeto hidráulico, por sua vez, auxilia o projeto do arquiteto. A partir dele, é diagnosticado por onde passarão as tubulações, a posição da caixa d’água, e quais tipos de tubos e conexões, serão utilizados na construção.

A contratação de um bom encanador é primordial para que o projeto não sofra com o tempo e cause problemas e danos à casa, como infiltrações e quebra de canos.

O processo da escolha dos materiais das tubulações hidráulicas são tão importantes quanto a construção da fundação do imóvel.

A vida útil dos encanamentos

Muitas pessoas já sofreram com problemas hidráulicos em casa, como infiltrações, problemas no abastecimento vazamentos e rompimentos.

Isso ocorre porque as tubulações têm um tempo de vida útil, maior ou menor, dependendo do material, e poucos sabem que se deve fazer a troca desses equipamentos.

Esses são alguns os fatores que interferem no bom uso dos tubos a longo prazo:

  • Material dos tubos e conexões;
  • Tipo de ligação entre um tubo e outro;
  • Condições climáticas de exposição;
  • Temperatura e produtos químicos e presentes líquido levado pelos tubos.

Durabilidade

A resistência e bom funcionamento dos Tubos de aço na rede hidráulica são comprometidos com o passar do tempo, devido aos componentes químicos e físicos presentes na água.

Além disso, o contato externo, como as interações climáticas como os raios solares, vão afetar os tubos, como aqueles que ficam expostos nas lajes de casas e prédios.

Fora o Sol, os elementos químicos presentes na água, como o flúor, o cloro, cal e o cimento, que se descolam da estrutura de alvenaria das paredes, também causam corrosão acelerada no aço.

É importante destacar que, ao usar tubos aço na rede hidráulica, escolha Tubo galvanizado, pois não cedem com o passar do tempo, mesmo em altas temperaturas.

Ferro

Conhecido e usado há tempos, o ferro é o material mais comum na produção de diversos produtos e peças, entre eles a Barra de ferro. Através dele, é produzido vários tipos de tubos que podem ser encontrados em diversos formatos.

O Tubo redondo é o mais indicado, na parte hidráulica, mas você pode encontrar também o tubo de ferro em formato de retângulo ou quadrado.

Por causa de suas propriedades de não sofrer dilatações com o aumento de temperaturas, Tubo de ferro redondo preço é acessível.

A estabilidade do material é o seu maior benefício, pois suporta também altas pressões, além de serem seguros e durarem mais tempo, ou seja, economia na manutenção e menos dor de cabeça.

Os tubos de ferro são utilizados, em sua maioria, nas obras de redes hidráulicas para o transporte de água e esgoto do imóvel.

Por causa de sua composição, o Tubo de ferro preço dúctil é especialmente indicado para a distribuição de água potável, por ser mais resistente à corrosão

Infelizmente o projeto hidráulico é considerado auxiliar e por isso a maioria das casas nem sequer tem o planejamento desse setor.

Isso faz com que os proprietários gastem muito mais do que é preciso no momento da compra de materiais, o que pode desencadear também problemas em reformas e manutenções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *