Como manter a quadra de esportes mais segura?

Quadras de esportes propiciam momentos de lazer para pessoas de todas as idades.

Elas são uma excelente forma de se exercitar fisicamente, uma opção divertida para ter uma vida mais saudável tanto física quanto psicologicamente.

Esportes permitem que se exercite o cérebro e a cidadania, abrindo escopo para estratégias, raciocínio lógico e trabalho em equipe.

Não é raro que pessoas aprendam a lidar com ganhos e perdas através da prática de esportes.

No entanto, a preocupação com a segurança acaba surgindo, principalmente quando se trata de crianças frequentando quadras esportivas.

Como possuir esse espaço de lazer no prédio residencial ou estacionamento sem colocar os frequentadores em risco?

Como evitar acidentes?

A utilização de redes para quadras esportivas é uma solução para garantir a segurança tanto de quem joga quanto de quem assiste.

Ao se construir uma quadra, os detalhes de acabamento não devem ser desprezados.

Esportes com bola oferecem riscos para quem está na arquibancada, principalmente ao se considerar que uma queda acidental no concreto pode ter consequências graves (e uma bola perdida pode gerar desequilíbrios resultantes em quedas).

Os ganchos que seguram a rede devem ser instalados com cautela, visto que em caso de serem afiados e possuírem formato indevido podem provocar acidentes sérios.

Já que o ginásio esportivo é um ambiente muito propício de acidentes: é possível escorregar, bater, cair.

Ao se comprar uma tela para quadra esportiva é indicado que se pesquise o material utilizado nessa rede, que seja resistente, não seja inflamável e não absorva água, em casos de chuva.

Além disso, a estrutura da rede deve ser feita com material resistente à corrosão, assim evitando possíveis doenças causadas pela ferrugem ou a quebra do equipamento.

A qualidade do produto deve ser assegurada, porque redes de proteção são usadas:

  • No perímetro da quadra;
  • nas traves;
  • nos aros de basquete;
  • nas redes de vôlei;
  • sobre a quadra de esportes.

Assim, é um item que vai muito além da segurança, impedindo a bola de abandonar a quadra e viabilizando a prática de diversos esportes.

Para se ter certeza de que o espaço está sendo utilizado com conforto para os jogadores e espectadores, deve-se ter certeza de que as redes utilizadas são de confiança.

Como controlar quem frequenta a quadra?

As cancelas para estacionamento são ideais quando se quer controlar a entrada e saída de pessoas em determinado local.

A possibilidade de uma cancela com uso de cartão é um tranquilizador para os pais que mandam os filhos sozinhos para a quadra, enquanto trabalham ou estão fora de casa.

Afinal, é importante saber quais pessoas frequentam os lugares aos quais se confiam as crianças.

Além disso, equipar o estacionamento com uma cancela gera maior organização ao entrar e sair.

A cancela pode funcionar de forma automática ou manual, havendo a possibilidade de se controlar a liberação de passagem através de um controle remoto.

Ao decidir qual modelo ou qual marca escolher para fornecer esse produto, deve-se ter em mente a durabilidade desejada e o custo de manutenção.

O aço carbono, material mais usado na construção de cancelas, não é isento dos perigos da corrosão, embora tenha um bom custo-benefício.

Por isso, o uso de tintas na cancela ajuda a atrasar a ação da ferrugem, que pode demorar muitos anos caso haja manutenção correta desse apetrecho.

Somados aos cuidados com a tela de proteção e com a entrada de pessoas, é necessário haver um plano de ação para casos de acidentes inevitáveis.

Recomendações de segurança

É recomendável que haja uma enfermaria próxima à quadra de esportes, na qual quem esteja machucado possa encontrar cuidado imediato, como material para curativos, gelo, remédios para dor e tantos outros itens úteis.

Assim, a construção de uma quadra deve considerar também esse ambiente e não apenas os vestiários e banheiros típicos dos ginásios.

Por fim, é válido ressaltar que investimentos com a segurança nunca são supérfluos ou exacerbados, pois são eles os responsáveis pela estabilidade da marca, mantendo clientes fiéis e satisfeitos.

Além de que esses cuidados evitam complicações no futuro – complicações essas que englobam possíveis processos, o que pode custar mais do que um investimento inicial em prevenções.

A instalação de redes que possuam boa elasticidade e que não se rompam mostra um cuidado e preocupação com o público que são diferencial no mercado.

Pensar na possibilidade de incêndios ou acidentes é o caminho para estabelecer uma marca forte e crescer no ramo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *