Como é feito as lajes para galpão?

No universo da engenharia, a laje é uma estrutura fundamental pois ajuda na sustentação direta ou indireta das vigas de uma edificação. Justamente por isso, a construção dessa estrutura deve ser muito cuidadosa e detalhada, principalmente em galpões.

Isso ocorre devido ao fato de que acidentes e desabamentos fatais podem acontecer, principalmente quando há alguma negligência como uma Concretagem de laje incorreta.

Diante disso, como construir uma estrutura de forma responsável, efetiva e com qualidade? A construção dessa etapa em galpões é diferente?

Essas e outras dúvidas podem ser comuns na hora de fazer um planejamento de materiais de construção ou alinhar o projeto com um profissional.

Por isso, esse conteúdo foi pensado especialmente para esclarecer essas questões e se você se interessa pelo assunto, continue lendo!

Construção de galpão: cuidados fundamentais

Seja para apoiar a rotina de fábricas ou indústrias, o galpão é uma estrutura muito usada e requer cuidados específicos na hora do planejamento de construção civil.

Por esse motivo, além de optar por uma equipe de profissionais capacitados neste tipo de projeto, você deve pensar também em detalhes que vão tornar o espaço mais funcional.

Afinal, acabamento, elementos de vedação, material de estrutura, piso e outros itens devem ser escolhidos conforme a finalidade do ambiente e importam muito na Construção de galpão.

Por isso, ao colocar todas as etapas do projeto no papel, você teve ter alguns cuidados essenciais como:

1. Verificar a finalidade do galpão

Pode parecer apenas um detalhe, mas você sabia que a finalidade do galpão pode influenciar nas melhores escolhas de materiais do projeto? Sim, isso existe.

Para um galpão industrial ou logístico, por exemplo, podem existir determinações específicas da laje ou de outra estrutura. Se for um galpão comercial, essa peça provavelmente vai ser mais funcional se tiver uma estrutura metálica e pilares de concreto ou pilares de metal.

2. Entenda as características da laje

Assim como há determinados tipos de piso que combinam mais com um determinado ambiente, o teto também tem suas particularidades.

Em galpões ou em estruturas como hospitais e estacionamentos, essa peça precisa ter uma qualidade industrial de acordo com o espaço em que está inserida.

Laje alveolar, por exemplo, é um produto industrializado, com controle rigoroso de qualidade e basante resistência.

Em resumo, essa peça é composta por alvéolos (buracos ou aberturas longitudinais) que ficam ao redor do comprimento da estrutura e trazem vantagens para os galpões como;

  • Mais agilidade na construção;

  • Maior isolamento térmico e acústico;
  • Possibilidade de alcançar vãos de até 20 metros;
  • Criar um novo espaço para as mais diversas utilidades.

Ou seja, usar uma laje como essa na estrutura de um galpão pode trazer muitos benefícios.

Por ser um material diferente dos tradicionais, vale destacar que as peças são mais resistentes, leves e econômicas.

A resistência e a segurança, inclusive são requisitos fundamentais em um projeto com grandes proporções.

Por isso, optar por esse tipo de material feito com peças de concreto, é uma boa alternativa. Afinal, o produto é projeto para resistir a diversas situações como incêndios (as peças são capazes de resistir até 4 horas de fogo).

Isso só reforça o quanto essa etapa da construção precisa ser bem fundamentada, principalmente em áreas de fábrica, como os galpões.

Laje: tão importante quanto o piso

Tão importante quanto o piso ou como as paredes, a laje é uma estrutura muito importante em qualquer edificação. É esse elemento que vai garantir o equilíbrio de peso e pressão para as vigas e pilares e, por isso, é tão importante que a peça tenha um controle de qualidade, afinal se ela desaba em um galpão, prejuízos humanos e materiais são irreparáveis.

A falta de planejamento dessa peça prejudica a estrutura do galpão não só em situações de desabamento, mas também em casos de intempéries, como tempestades e raios.

Por isso é preciso cuidar da Concretagem de laje, afinal é uma peça essencial para proteção de galpões.

O que não pode faltar na estrutura de um galpão?

Independente do galpão ter finalidade comercial, de armazenamento ou industrial, há itens que não podem faltar nessa estrutura.

Pensando em facilitar o setor da construção civil, os materiais pré-moldados e pré-fabricados são cada vez mais requisitados para a execução dos projetos.

A vantagem de adquirir um material nesse estilo, como uma viga ou uma estrutura metálica, é a procedência industrial das peças e isso faz a diferença na qualidade do galpão.

Afinal o controle das dimensões, qualidade, resistência e acabamentos de materiais como uma laje, por exemplo, facilitam a construção, e garantem que essa estrutura ofereça a segurança tão necessária para as pessoas que trabalham nesses espaços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *