Como deve ser feita a limpeza de sofás, tapetes e cortinas?

Muitas vezes, realizar a limpeza de sofás, tapetes e cortinas, acaba sendo um trabalho muito maçante.

No entanto, eles decoram o ambiente, deixando tudo mais bonito e aconchegante, não só para quem vive no local como a quem visita.

Por isso, manter esses tipos de móveis e acessórios limpos, é melhor maneira de manter a aparência de uma casa intacta.

Afinal, para essa situação cabe exatamente aquele ditado: a primeira impressão é a que fica. Sendo assim, quando estão sujos e empoeirados, dá a entender que os proprietários daquele lugar não se importam com nada.

E isso vale para casas, empresas e escritórios em geral. Embora seja difícil fazer a limpeza de sofá, no caso, por ser maior e mais pesado.

Existem algumas técnicas domésticas que, se aplicadas corretamente, auxiliam no processo de lavagem, seja do próprio sofá, cortina ou tapete.

A partir do próximo tópico, descubra algumas soluções eficientes e práticas, para realizar a limpeza desses móveis e acessórios que compõem o lar.

Começando pelas cortinas e persianas

Para evitar o desgaste físico durante uma faxina pesada, o recomendado é começar pela tarefa mais fácil, neste caso, as cortinas e persianas.

As cortinas para sala, em geral, são longas e compostas por tecidos, que acumulam sujeira e poeira com muita facilidade.

Apesar de haver muitas empresas especializadas que realizam este serviço, fazê-lo em casa não requer grandes complicações, a não ser que o proprietário passe o dia no trabalho, sem tempo para a tarefa.

Assim sendo, o ideal é procurar por um local especializado em lavagem de cortinas. Além disso, uma cortina suja não implica apenas na estética do ambiente, assim como:

  • Na proliferação de ácaros;
  • Acúmulo de poeira;
  • Ataque de pessoas alérgicas;
  • Surgimento de animais indesejados (baratas).

Cabe salientar que, para retirar a poeira da cortina, o ideal é comprar aspirador de pó e deixá-lo disponível na residência.

A poeira natural do dia a dia, acaba sendo acumulada nos objetos, cujos materiais são mais difíceis de limpar, inclusive as cortinas e persianas.

Existem inúmeros modelos de persianas, uma vez que o de rolo é mais conhecido e utilizado, principalmente em áreas que precisam de mais cobertura.

Como, por exemplo, grandes fachadas de vidro. Neste caso, a limpeza é diferente e deve ser feita com um pano úmido (a depender do material) e sem o uso de produtos químicos.

A cortina rolo preço é alto, por isso, o indicado envolve muito cuidado na hora de realizar a limpeza, para que a peça não seja danificada.

Ao lavar as cortinas, é recomendado deixá-las de molho, por duas sessões de 40 minutos cada. É importante, também, manter a atenção voltada ao tipo de tecido da cortina, para que o processo de lavagem não ocasione problemas.

As cortinas de algodão e poliéster podem sobrecarregar a máquina de lavar, impossibilitando a lavagem adequada.

Limpeza de tapetes

Depois de realizar a lavagem das cortinas, o próximo passo são os tapetes e carpetes. Obviamente, os tapetes ficam o tempo todo no chão e estão à mercê de pisadas.

Além de derramamento de alimentos, poeira e sujeito em geral. Por conta disso, não é difícil de imaginar que o trabalho será tenso.

Neste caso, a aspiração deve ser feita todos os dias, se possível. O mesmo processo de aspiração de poeira deve ser feito nos tapetes e carpetes, pois acumulam grande quantidade de resíduos.

Vale destacar que, se o proprietário não tiver dinheiro para comprar um aparelho aspirador, também é possível o aluguel de aspirador de pó, serviço oferecido por diversas empresas do setor de limpeza.

Para lavar, é recomendado que uma solução de água e detergente neutro, seja preparada e aplicada em toda a superfície da peça.

Depois se utiliza uma escova macia para esfregar e tirar toda a sujeira aos poucos. O ideal é passar essa escova de maneira macia, para não danificar o tapete e remover as manchas mais profundas.

O serviço é árduo e constante e, por conta desses motivos, muitas pessoas pesquisam por lavagem de tapetes preço na internet, para encontrar alguma empresa que realize o serviço com um bom custo-benefício.

Lavagem de sofá

O sofá é o local que talvez acumule a maior quantidade de ácaros e poeira, afinal, as pessoas sentam nele independente da situação.

Visitas, familiares ou para assistir um filme, o sofá é o melhor lugar. Para fazer a limpeza correta do móvel, é preciso saber o tipo de material do mesmo.

Existe limpeza úmida, a seco, e lavagem a seco profissional. Tudo está indicado na etiqueta do sofá: P = lavagem úmida; W = lavagem a seco.

E F = lavagem a seco profissional. Sendo assim, é só escolher o procedimento ideal para recorrer à lavagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *