Benefícios do aquecedor solar

Um dos componentes mais populares e que tem se destacado na construção de casas, apartamentos e, até mesmo, de empreendimentos comerciais é o aquecedor, que pode apresentar diferentes desempenhos e traz uma série de vantagens à edificação.

Por isso, é fundamental, antes de fazer sua escolha por um tipo específico, entender como cada um deles funciona e observar a demanda do espaço onde o aparelho será instalado.

No artigo a seguir, trouxemos algumas informações úteis sobre modelos disponíveis atualmente no mercado da construção civil e como cada um deles pode contribuir diretamente para economia e otimização dentro do setor.

Aquecedores solares

Muitas pessoas buscam conciliar vantagens como economia e cuidado com o meio ambiente à aplicação de dispositivos e sistemas que façam um aproveitamento eficiente dos recursos naturais e ainda confiram mais praticidade no cotidiano. Desse modo, a instalação de um aquecedor solar  pode ser a solução ideal.

Seja em residências, comércios ou mesmo em indústrias, esse aparelho oferece possibilidade de retorno financeiro a médio e longo prazo, sendo uma de suas principais vantagens a economia expressiva com as despesas de eletricidade.

É por meio da energia e do calor que a incidência dos raios solares oferece às placas que compõem esse sistema que a eletricidade pode ser obtida de forma limpa e independente.

Para quem busca o aquecimento eficaz da água, mesmo em dias nublados ou mais frios, esse tipo de composição permite recorrer a um sistema auxiliar, de modo que é possível garantir água aquecida durante todos os dias.

Esses aquecedores funcionam por meio do desempenho da placa solar, que também pode ser chamada de coletora solar, e que capta a radiação, absorvendo-a graças à sua superfície de alumínio ou cobre e também a um revestimento especial que auxilia na captação máxima do calor.

Esse calor é, então, transferido para a água, que é conduzida ao reservatório térmico por meio de tubulações de cobre, mantendo sua temperatura.

O reservatório, também conhecido como boiler, mantém a água aquecida e permite que você a utilize em qualquer momento, independente do clima externo.

Ele é fabricado em aço inox, possui formato cilíndrico e pode também ser encontrado na composição de cobre ou de polipropileno.

Seu isolamento térmico de alto desempenho acontece por conta do poliuretano expandido sem CFC, um material limpo, que respeita o meio ambiente e oferece vantagens de conservação térmica acima da média.

aquecedor solar aquakent pode ser empregado tanto para aquecimento da água do chuveiro quanto da piscina. O importante é garantir a utilização dos dispositivos adequados para cada demanda, evitando danos e transtornos.

Entre as maiores vantagens desse tipo de aquecimento, portanto, podemos destacar:

  • Energia limpa;
  • Economia com gastos de eletricidade;
  • Instalação fácil e eficiente;
  • Desempenho eficaz.

Aquecedores a gás

Por meio de um queimador que se parece muito com aquele presente nos fogões, tendo um funcionamento prático e seguro, o aquecedor a gas proporciona aquecimento pelo fogo controlado no pressostato, que conta com um sensor e uma válvula.

Essa válvula controla, portanto, a passagem do gás até o queimador, que é envolvido por uma serpentina de alta eficiência.

Desse modo, seu mecanismo tem como base o aquecimento por meio do fogo, sendo que a água mais fria vai exigir um fogo mais intenso até que ela atinja a temperatura desejada.

Esse sistema é muito comum em chuveiros e pias, especialmente nas cidades onde as temperaturas são mais baixas, e pode oferecer comodidades que fazem toda a diferença no cotidiano.

Seja através do gás natural ou mesmo do GLP, que é o gás liquefeito de petróleo (gás de cozinha), esses aquecedores podem funcionar de modos variados de acordo com o modelo instalado.

Aquecedores elétricos

Outra opção para quem busca sistemas de aquecimento nos dias mais frios é o aquecedor elétrico, que conta com uma grande variedade de desempenhos e modelos.

Uma das opções mais rentáveis disponíveis atualmente no mercado são os aquecedores que fazem uso de tubos de quartzo, proporcionando ar seco, já que não roubam oxigênio do ambiente.

Também é possível contar com modelos que realizam umidificação e ventilação ao mesmo tempo em que aquecem o espaço.

O mais essencial, portanto, é observar as demandas do local onde o aparelho será instalado, verificando a relação custo-benefício de cada opção.

Além disso, seja qual for o tipo de aquecedor instalado, é importante procurar fornecedores que garantam a boa procedência dos materiais e a qualidade do seu desempenho.

Contar com profissionais qualificados na instalação dos sistemas de aquecimento diversos também é uma maneira de assegurar resultados mais eficiente e duradouros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *