Dúvidas frequentes sobre alugar empilhadeira

Locar empilhadeira, ao invés de contar com uma frota própria, é uma opção cada vez mais popular entre empresários dos mais diversos setores.

Os motivos para isso vão muito além do custo mais baixo: esta opção traz mais praticidade ao negócio em todos os sentidos.

Ainda assim, há pessoas que não conhecem o serviço a fundo, assim, ficam relutantes ao abrir mão da frota própria para investir no aluguel de empilhadeira.

Se for o seu caso, continue lendo: neste post, há a resposta para cinco dúvidas comuns entre os interessados neste tipo de locação.

Qual é o custo total?

O custo do aluguel do equipamento é, normalmente, negociado diretamente com a empresa que o fornecerá.

Isto porque, no caso de períodos de locação mais longos ou demandas recorrentes, há mais margem para negociar o valor junto à fornecedora.

Entretanto, é preciso levar em consideração que o custo da empilhadeira em si não é o único que deve entrar na conta. Normalmente, também gasta-se com:

  • O frete para levá-la ao local de trabalho;
  • Um adiantamento, que pode ser pedido por alguns fornecedores;
  • O combustível, que fica por conta do locatário;
  • Um depósito de caução, que pode ser pedido pela fornecedora.

Ainda assim, quem faz as contas constata que, mesmo com estes custos adicionais, o serviço é vantajoso para o negócio.

Qual é a duração do aluguel?

Há quem pense que a locação de empilhadeiras sp ou em outras regiões só é feita por períodos muito longos, como semanas ou meses.

Isso, porém, não é verdade: há empresas que permitem o aluguel por apenas um dia.

É o ideal para realizar serviços muito pontuais, ou mesmo substituir uma máquina própria que tenha apresentado algum defeito e, assim, esteja fora de operação para reparos.

Ainda assim, vale ressaltar que, quanto mais longo o período do contrato, mais vantajosas ficam as condições do aluguel.

Algumas fornecedoras não cobram frete, reduzem o preço da diária ou são mais flexíveis com as formas de pagamento, por exemplo.

A locação traz vantagens além das operacionais?

Um dos principais benefícios mencionados por quem optar por alugar empilhadeiras ao invés de adquiri-las é a liberdade para focar mais nas atividades-fim do negócio.

Isto pois, como será visto mais adiante, a empresa locatária não é a responsável por sanar problemas mecânicos.

Assim, ela não precisa gastar o tempo de sua equipe procurando peças para empilhadeira para substituir partes defeituosas.

Contudo, as vantagens do serviço não são meramente operacionais. É possível, por exemplo, abater o valor investido no aluguel do imposto de renda corporativo, tendo em vista que trata-se de um custo operacional.

Já no caso da compra e da manutenção de equipamentos de propriedade da firma, isso não é possível. Isso significa que, na prática, quem opta pelo aluguel paga menos impostos.

O que acontece se a empilhadeira for defeituosa?

Não há o que fazer: por mais bem cuidado que um equipamento seja, ele, eventualmente, apresentará algum defeito. Afinal, ao longo do tempo, ele se desgasta, o que abre as portas para uma série de problemas.

As empilhadeiras não são exceção. Quanto mais longo o período durante o qual ela for usada, maiores as chances de que ela apresente algum defeito e, consequentemente, tenha que ficar parada para reparos.

O problema é que, quando o equipamento é próprio, a empresa precisa investir os próprios recursos nos reparos, além de ficar com a infraestrutura desfalcada pelo período necessário a eles.

Por outro lado, quando o equipamento é alugado, é a fornecedora que se responsabiliza pelo custo do reparo.

Além disso, caso isso signifique que a máquina tenha que ficar parada por alguns dias, ela se encarrega de providenciar uma substituta pelo tempo que for necessário.

Quais modelos podem ser alugados?

Os principais modelos de empilhadeiras disponíveis no mercado são:

  • Elétrico;
  • A diesel;
  • Retrátil;
  • Patolada;
  • Rebocadoras.

Via de regra, todas elas estão disponíveis para aluguel em empresas especializadas. Além disso, as marcas ofertadas são as melhores e mais tradicionais do mercado, como a empilhadeira Mitsubishi.

Entretanto, é preciso ter em conta que o valor da diária também pode variar em função da marca, do modelo e da empresa que faz o aluguel.

Portanto, vale a pena pesquisar para contratar um serviço com as condições mais vantajosas possíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *