Confira alguns truques para colocar no seu telhado

Responsável por proteger contra o sol, frio e chuva, o telhado é uma das partes mais importantes de uma residência.

O cuidado com esse elemento da casa deve ser feito tanto, durante a construção, quanto ao longo dos anos.

Ainda que você tenha pago um alto valor pelo preço de telhas, se não houver manutenção, muitos problemas podem surgir.

Afinal, quem nunca se incomodou com goteiras ou com o calor excessivo absorvido pelas telhas durante o verão?

Outro problema é a entrada de animais como pássaros e morcegos. Mas, felizmente o mercado da construção civil tem evoluído muito, trazendo inúmeras novidades a cada dia para o setor.

Confira nesse artigo, vários truques para deixar seu telhado em dia.

Conforto térmico para o telhado

Se você mora em regiões muito quentes, deve precisar utilizar muito o ar condicionado e ao final do mês precisa pagar caro na conta de energia elétrica.

No entanto, existem no mercado, algumas opções que podem ajudar muito. Uma delas é a tinta térmica para telhado, que além de proteger a cobertura de uma residência, ainda reduz a absorção de calor.

Desenvolvida nos Estados Unidos, a tecnologia pode ser utilizada em qualquer superfície que precise refletir a luz solar, deixando a parte interna com temperatura mais agradável.

O interessante dessa tinta é que no inverno, ela trabalha de forma contrária, reduzindo a perda do calor interno nos meses de frio.

A tecnologia foi desenvolvida pela Agência Espacial Americana (NASA), com o intuito de aplicar em tubulações e aeronaves.

Diminuindo o calor dentro das estruturas, no entanto, a solução chegou às lojas e tornou-se muito popular.

A tinta acrílica reflexiva, possui microesferas de polímeros cerâmicos, que tem a capacidade de refletir os raios de sol, criando uma barreira térmica na estrutura. Confira as principais vantagens do produto:

  • Há redução de até 98% da ação dos raios ultravioletas;
  • Pode reduzir até 45% a temperatura interna da casa;
  • Reduz os ruídos causados pela chuva;
  • Reduz em até 30% o consumo de energia.

A aplicação da tinta é muito simples. Primeiramente deve-se limpar a superfície a ser pintada. O ideal é usar jateamento de água.

Feito isso, aplique a tinta em duas demãos. Ela estará seca em até duas horas. É importante fazer o trabalho em dias ensolarados, pois, aumenta a aderência do produto.

No mesmo caminho da tinta, existe no mercado, a manta térmica. Com a exposição diária à luz solar, os telhados acabam concentrando altas temperaturas.

No entanto, o uso da manta ajuda a segurar a passagem de calor para o ambiente interno, ideais, especialmente, para as telhas de fibrocimento. A aplicação é fácil, sendo colocada entre a estrutura e o telhado.

Além de térmica, protege contra goteiras

A manta aluminizada para telhado, protege contra o frio e o calor, pois o alumínio presente na manta reflete todo o calor recebido.

Mas, essa manta tem um diferencial, por ser impermeável, barra a umidade e impede a passagem da água, que vai diretamente para a calha.

Assim, o produto mostra-se muito eficaz contra goteiras, auxiliando na reforma de telhados.

Passarinheira evita animais no forro

A passarinheira evita que morcegos, pequenos animais ou passarinhos entrem em meio as telhas ou no forro. O equipamento.

De forma alguma, agride aos animais, apenas evita que eles se instalem por lá, depositando dejetos. Outro benefício é a ventilação, pois, permite a entrada de ar fresco pelo beiral.

A passarinheira para telhado evita ainda, o entupimento das calhas e do beiral. No mercado, há diversos modelos, cada um ajustando-se a um modelo de telha em específico.

O equipamento é fabricado em diversas cores, proporcionando mais harmonia em sua edificação, uma vez que, fica praticamente imperceptível.

As mais comuns são colocadas no beiral, após a colocação das telhas. Já as universais, devem ser ajustadas antes do encaixe das telhas.

Se você chegou ao final deste artigo, deve estar precisando resolver algumas questões pertinentes ao telhado da sua residência.

Portanto, veja qual destas técnicas mais se encaixa, para solucionar o problema que você está enfrentando com o telhado da sua casa.

Não esqueça de ler as instruções do fabricante, antes de fazer a aplicação de qualquer um desses produtos, pois, a partir da aplicação correta é que o produto pode funcionar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *