A construção civil e seus equipamentos utilizados

Existem muitos tipos de utensílios e equipamentos que são empregados diariamente na construção civil para a obtenção de resultados mais precisos, confiáveis e seguros.

Em algumas demandas, contudo, é exigido o uso de maquinas pesadas, que podem oferecer diversos benefícios.

É fundamental, portanto, saber mais sobre esse tipo de maquinário tão essencial para tarefas como escavação e compressão de terrenos, dentre outras atividades que seriam muito complicadas apenas com o trabalho manual.

No artigo a seguir, saiba mais sobre algumas dessas máquinas e confira as vantagens de optar pela sua locação para gerar a otimização do setor e uma série de vantagens ao canteiro de obras.

Escavadeiras

A escavadeira, que também pode ser chamada de escavadora, é uma máquina pesada que está presente no cotidiano de muitas obras.

Isso porque ela desempenha um papel fundamental na realização de tarefas como a remoção e o içamento de objetos. Assim, ela é ideal para cavar, remover terra, remover entulhos e retirar aterros.

Existem diferentes tipos de escavadeiras e elas podem ser utilizadas conforme o desempenho específico de cada uma. Entre os tipos mais importantes e utilizados, podemos destacar os seguintes:

  • Escavadeiras hidráulicas;
  • Escavadeiras a cabo;
  • Escavadeiras de arrasto;
  • Retroescavadeiras.

As escavadeiras hidráulicas são, certamente o modelo mais empregado na construção civil e podem conferir otimização no canteiro, pois remove com eficiência, terras, entulhos e objetos de locais onde não podem mais estar. Sendo um instrumento grande e pesado, é ideal para atividades longas e para uso na área de mineração.

Isso porque elas contam com a potência necessária para o içamento de objetos com peso elevado, utilizando um motor especial para que a sua força seja convertida em força hidráulica, que, por sua vez, por meio de componentes cilíndricos, é convertida em força de elevação. Seus principais componentes são:

  • Chassis;
  • Lança;
  • Braço;
  • Esteiras;
  • Caçamba.

Rolos compactadores

Outra máquina pesada que é muito comum nos canteiros de obras é o rolo compactador, utilizado, como sugere seu próprio nome, para compactar terrenos e promover a preparação correta do solo para a construção de:

  • Edifícios;
  • Represas;
  • Barragens;
  • Portos;
  • Estradas;
  • Aeroportos.

Existem diferentes modelos e cada um deles é indicado para um tipo de terreno. Um solo de areia ou cascalho, por exemplo, pode demandar um tratamento totalmente diferente de um solo revestido de asfalto, de modo que é importante, em primeiro lugar, conhecer a demanda da obra antes de escolher o modelo de rolo a ser empregado.

Os rolos compactadores com vibração no tambor frontal possuem chapas ideais que podem fazer a compactação eficiente do solo.

É possível, ainda, contar com modelos com dois tambores, sendo um frontal e o outro traseiro, geralmente empregados em demandas relacionadas ao tratamento do asfalto.

Vantagens de alugar equipamentos pesados

Muitas pessoas ainda se perguntam se é mesmo vantajoso optar pelo Aluguel de equipamentos para construção civil. A resposta para esse tipo de dúvida pode variar de acordo com o tipo de obra a ser realizada, mas no geral, existe uma série de benefícios da locação quando estamos falando desse setor, especialmente no que diz respeito às máquinas maiores e mais robustas.

Dessa forma, o primeiro grande benefício da Locação de trator, por exemplo, é que o custo de compra desse veículo é extremamente alto quando comparado com o custo de locação, isso sem falar que é preciso pensar no espaço para o armazenamento dessa máquina.

E ela vai exigir bastante espaço! Ainda mais em obras de médio ou menor porte, a opção de locar os aparelhos é muito mais viável e coerente.

Podemos destacar, portanto, muitas vantagens de contar com os serviços eficientes e de procedência verificada de uma boa Locadora de equipamentos para construção civil, entre os quais estão:

  • Agilidade no uso diário;
  • Reposição e manutenção;
  • Redução de custos;
  • Economia de espaço.

O mais importante é sempre contar com profissionais especializados na operação das máquinas maiores e mais pesadas, pois elas possuem funcionamentos especiais e podem exigir o conhecimento técnico mais aperfeiçoado.

Vale ressaltar, por fim, que seu bom uso gera benefícios para a obra e ainda o prolongamento da vida útil do maquinário.

Isso porque o gerenciamento inadequado de equipamentos pesados pode ocasionar não só em resultados insatisfatórios para a qualidade final do projeto como também em uma série de riscos e acidentes que podem ser fatais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *