5 coisas que podem trazer mais segurança para sua empresa

O local de trabalho é um ambiente de muita produção, superação e troca de ideias constantes. No entanto, ao mesmo tempo em que possui características positivas, também pode apresentar alguns pontos negativos, como é o caso dos acidentes de trabalho, por isso deve apresentar medidas de segurança.

Seja na linha de produção, nos escritórios ou até mesmo em um deslocamento simples da cozinha para a sala de reunião, muitos problemas podem acontecer.

Caso não haja uma estrutura adequada e um bom investimento no sistema de segurança da organização. Geralmente, esse tipo de ocorrência acontece por falta de manutenção e descuido por parte da gestão da empresa.

Em contrapartida, se bem cuidada, a empresa pode sim ser muito bem segura e agradável aos colaboradores.

Por conta disso, separamos 5 coisas que podem trazer mais segurança para sua empresa. Acompanhe o conteúdo deste post a partir do próximo tópico.

1. Manual de segurança

Não adianta oferecer soluções e equipamentos de segurança para os funcionários, é necessário que todos se conscientizem sobre cada ação dentro da empresa.

Para isso, o recomendado é elaborar um manual com todas as orientações bem ilustradas e com linguagem didática.

Dessa forma, toda a equipe entenderá o que será passado, de forma que facilitará o entendimento de todos, principalmente no que diz respeito à conscientização sobre as boas práticas.

Isso porque existem inúmeras normas regulamentadoras de segurança, que mudam de acordo com o setor de atuação.

Ou seja, é imprescindível que a informação seja levada para todos os colaboradores da empresa, para que assim, sejam cumpridas todas as diretrizes de segurança.

Por meio da cartilha, também é possível esclarecer todos os pontos, sobre a utilização dos equipamentos de segurança (se necessário), bem como todos os pontos em relação às dúvidas.

Cabe destacar que a instalação de cartazes e placas indicativas, ao redor do ambiente de trabalho, também são fundamentais para alertar os colaboradores sobre os riscos de acidentes ocupacionais.

2. Manutenção periódica dos equipamentos

Os riscos não estão apenas no ambiente físico, como também, podem estar presentes no ar que os colaboradores respiram dentro da empresa.

Por conta disso, é importante manter a manutenção e limpeza de ar condicionado split em dia. Os brônquios produzem um muco, que permitem que o pulmão funcione corretamente durante todo o dia.

No entanto, em ambientes secos ou com baixas temperaturas, esse muco pode secar, ocasionando tosses, espirros e demais complicações.

Isso, geralmente, acontece quando o ar condicionado está sujo e com a manutenção fora de época. Ou seja, manter o equipamento limpo é prezar pela segurança.

Além de conforto e qualidade de vida dos funcionários. Veja algumas vantagens de manter o ar condicionado sempre limpo:

  • Diminui o risco de transmitir doenças;
  • Melhora o funcionamento do aparelho;
  • Aumenta a durabilidade do equipamento;
  • Diminui custos de manutenção.

Ou seja, manter o equipamento com a manutenção em dia, é prezar pela saúde dos funcionários, uma vez que também diminui os gastos da empresa.

3. Eventos de prevenção

A maioria das empresas já aderiu à semana de prevenção aos acidentes de trabalho, mas é preciso incentivar os funcionários a participarem das palestras instrutivas, sobre normas e segurança.

Geralmente, demonstrações teóricas e simulações na prática fazem toda a diferença, principalmente em casos de incêndio.

Os treinamentos são essenciais para manter a equipe unida e preparada para possíveis acontecimentos do dia a dia, que possa atingir a empresa.

4. Segurança interna

Qual é a pessoa que nunca escorregou no ambiente de trabalho? Afinal, dependendo do piso instalado, isso pode acontecer facilmente.

Muitas empresas usam o piso de madeira nos ambientes internos, como salas e escritórios. Embora seja elegante, o material é muito escorregadio e pode implicar em escorregões e quedas graves.

Além do mais, os gestores costumam encerar este tipo de piso, aumentando mais ainda as chances de quedas. Para ter uma ideia, o funcionário pode machucar desde o joelho até fraturar uma perna durante a queda.

Portanto, o ideal é pesquisar sobre raspagem de tacos preço, para que o piso deixe de ser deslizante e fique mais seguro para todos os colaboradores da empresa.

5. Cuidados com ações da natureza

A natureza, embora seja algo maravilhoso, também costuma oferecer perigo para as empresas, casas e apartamentos. Neste caso, o perigo são os raios e trovões, que acontecem durante a chuva.

Por conta disso, manter um para raio instalado é a melhor alternativa, para evitar possíveis acidentes por decorrência das descargas elétricas.

Além do mais, a descarga de trovões e raios podem queimar todos os equipamentos de um prédio, como computadores, TVs, geladeiras e demais eletrodomésticos que ficam ligados na tomada.

No entanto, para instalar o equipamento no topo do edifício, é preciso agir dentro do que determina o laudo spda.

Que fornece as principais informações atuais sobre as condições do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas.

Um bom para raio deve possuir uma rede de terminais aéreos, condutores interligados e eletrodos de aterramento, que são projetados para fornecer o caminho de baixa impedância para a terra.

Dessa forma, um spda fornece o caminho ideal de baixa impedância, para a corrente do raio, diminuindo o efeito de aquecimento que é provocado pela corrente elétrica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *